Formatura do curso Técnico em Secretaria Escolar

Mais de 70 estudantes concluíram o curso técnico em Secretaria Escolar ofertado na modalidade a distância pelo IFRJ, através do campus Pinheiral. Os estudantes finalizaram as atividades do curso em dezembro de 2018 e a cerimônia de formatura aconteceu no dia 09 de fevereiro de 2019, no auditório da unidade.

A solenidade foi presidida pelo reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, que destacou o fortalecimento da educação a distância na instituição. O diretor-geral do campus Pinheiral, Marcos Fábio Lima, também ressaltou a importância da educação a distância na unidade, defendida como um dos pilares de sua gestão.

Ao encontro da valorização da educação a distância, o IFRJ estuda a implementação do curso superior em Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho em Secretaria Escolar na modalidade EaD. A proposta é a oferta do curso pelo campus Pinheiral, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Já o curso Técnico em Secretaria Escolar foi ofertado pelo campus Pinheiral na modalidade Educação a Distância, através do Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública (Profuncionário) e financiado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Profuncionário é um programa do Governo Federal destinado aos trabalhadores que exercem funções técnico-administrativas nas escolas públicas de Educação Básica, e, quando há vagas remanescentes, a outros interessados.

A oferta do curso Técnico em Secretaria Escolar contou com o apoio em polos de EaD em parceria com as secretarias municipais de Educação de Belford Roxo, Volta Redonda, Niterói, Pinheiral, Resende e São João de Meriti.

Também participaram da solenidade o coordenador-geral do Núcleo de Educação a Distância (NeaD) de Pinheiral, Jorge Cerdeira; a coordenadora do curso, professora Giovana Cardoso; coordenadores dos polos, professores, tutores e familiares dos formandos.