Curso de Licenciatura em Computação terá projetos em parceria com o Uruguai

Professor Marcelo Leite, coordenador da Licenciatura em Computação, em reunião com representantes da UDE (Universidad de la Empresa), uma das maiores instituições de ensino superior privada do Uruguai.

Este ano, o curso de Licenciatura em Computação terá projetos em parceria com o Uruguai. A proposta é um convênio do IFRJ com o Uruguai, na área de produção de mídias educacionais e uso de tecnologias aplicadas ao ensino. Desde o dia 6 de janeiro, o coordenador do curso, professor Marcelo Leite, esteve no Uruguai para conversar com representantes de universidades uruguaias a respeito do projeto  e participou de atividades até o dia 26 de janeiro.

A ideia inicial é uma produção binacional de projetos de pesquisa que envolvam professores e alunos brasileiros e uruguaios das graduações na área pedagógica. De acordo com o docente da unidade, há expectativa de atividades de intercâmbio de alunos e professores. “Para isso, vamos buscar recursos tanto junto aos órgãos de fomento brasileiro, quanto uruguaios e demais órgãos internacionais”, falou Marcelo. O professor comentou, também, as propostas de publicações: “Inclusive surgiu a ideia de uma publicação conjunta. Fui convidado para participar do conselho editorial de uma revista deles e começamos a alinhar uma produção bilíngue sobre o tema”, disse.

Para ele, a intenção é que o contato com o Uruguai seja o primeiro passo no processo de integração internacional do curso de Licenciatura em Computação. “Vamos tentar abrir as discussões sobre o tema para outros países do Mercosul, como Argentina e Paraguai”, declarou.

Em fevereiro, a expectativa é começar a adotar as medidas legais para o convênio binacional. A respeito da expectativa do Uruguai sobre a proposta, Marcelo analisou: “O Uruguai não tem muita coisa sobre isso e demonstraram interesse no nosso conceito de formar professores produtores de material no curso de Licenciatura em Computação”, concluiu.