Ciência e para redução das desigualdades

auditorio lotado do camous Niteroi no IF Concert

Direcionada a compor a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e com o objetivo de divulgar e popularizar a educação, o campus Niterói realizou a segunda edição da Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC). O evento, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de outubro de 2018, contou com participação de membros das comunidades interna e externa.

Os quatro dias de programação foram voltados a estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos através do tema “Ciência para redução das desigualdades”, proposto pela Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além disso, a semana foi composta por oficinas, palestras, rodas de conversa, debates e pelo “IF in Concert”, festival de música da unidade.

Entre outros temas, foram abordados a inclusão bilíngue do sujeito surdo; a elaboração de projetos ambientais; juventude na favela; experimentação animal no Brasil; inserção no mercado de trabalho; ciência brasileira; questões de gênero; cultura pop latino-americana; cultura afro-brasileira e o II Encontro das profissões.

Abertura do evento

O II “IF in Concert” aceitou o desafio de inserir o tema da semana acadêmica no festival e começou, com antecedência, a desenvolver atividades em sala de aula para estimular a participação dos alunos, através da produção de paródias e composição de músicas. O auditório do caminho Niemeyer ficou cheio e contou com apresentação de convidados, entre eles: Centro Cultural da FAETEC Henrique Lage; Trio Soluns; Banda NKT; o Colégio Pedro II, IFRJ campus Arraial do Cabo ; IFRJ campus Duque de Caxias e Banda de servidores do IFRJ campus Niterói.

O projeto surgiu em 2017, quando os professores André Brito e Heloise Thompson tinham apenas dois meses de serviço no Instituto. Heloise, que é professora de Português e Inglês, destacou a dedicação para produzir a segunda edição. “Nesse ano resolvemos remodelar o projeto, investir na conscientização dos alunos e chamar parceiros, e o resultado é o auditório cheio. A palavra para definir este momento é gratidão”, comentou. Para a professora, o tema da II Semana ETC foi uma combinação especial para trabalhar com a música: “Mostramos aos alunos que o evento não é só entretenimento, mas uma forma de trazer conscientização e reflexão através das apresentações”, explicou.

IF Concert

Michelle Abraão, coordenadora de Extensão do campus Niterói, ressaltou a importância de projetos culturais como parte de ações científicas que falam e contribuem para a redução das desigualdades. “Ao priorizar a dimensão cidadã, entendemos a cultura como um direito básico que deve ser acessível a todos. Além de acessível, é preciso entender a dimensão econômica que abrange a cultura como lugar de inovação e um cenário de desenvolvimento”, destacou. A coordenadora falou, também, da felicidade em ver a movimentação do evento. “Estamos em implantação em todos os aspectos, e quando a gente tenta ir para essa frente que promove ações culturais, trazendo toda esta temática e vemos que as pessoas vão aderindo e reconhecendo a importância da ação – isso, para mim, responde a todas as expectativas possíveis”, concluiu.

A II Semana ETC contou, ainda, com uma instalação artística elaborada pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Niterói (Centro Pop). A exposição intitulada “Cotidianos sem Muros: O Olhar do Invisível” contou com fotografias, textos e artes produzidas pelos cidadãos em situação de rua atendidos pelo Centro Pop e ficou aberta ao público durante todos os dias do evento. Tendo em vista um grupo que utiliza da rua como espaço de moradia e sobrevivência e não de passagem, o projeto buscou trabalhar seus olhares sobre o território ao qual dialogam em seu cotidiano, bem como espaços que não eram de seu pertencimento – como alguns pontos turísticos. O campus Niterói é parceiro do Centro Pop desde 2017 e atua através da extensão, oferecendo oficinas e atividades de capacitação aos trabalhadores do setor e pessoas atendidas pelo serviço.

Exposição Centro Pop

A próxima edição

Inspirado na diversidade natural do Brasil, a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019 terá como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, conforme anúncio do MCTIC. As atividades estão previstas para acontecer em todo o país, entre os dias 21 e 27 de outubro de 2019.