Logo IFRJ

Alunos de Jogos Digitais lançam game para celular na Google Play Store

Um jogo desenvolvido inteiramente no campus Eng. Paulo de Frontin chegou recentemente à Play Store, a loja oficial da Google de aplicativos para Android. Concebido por Eduardo Assis, Guilherme Toni e Leon Custódio, 4Quatros foi originalmente criado como Trabalho de Conclusão de Período (TCP) na modalidade de jogos para dispositivos móveis, exigido no encerramento do quarto período do curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais.

O 4Quatros é um jogo do tipo puzzle (quebra-cabeças) baseado em um dos problemas matemáticos apresentados no clássico livro O homem que calculava, do brasileiro Julio Cesar de Mello e Souza, sob pseudônimo de Malba Tahan. O desafio é aparentemente simples: a partir de quatro números 4 é possível, utilizando operações matemáticas, chegar a todos os resultados inteiros entre zero e cem. Dessa forma, cada nível do game desafia o jogador a selecionar os operadores corretos (entre adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz, exponenciação, fatorial e termial) para extrair dos quatro quatros o resultado zero, um, dois e assim sucessivamente, até cem. Uma charada divertida e educativa.

Empolgados com o resultado do TCP, Eduardo, Leon e o colega de período Yago Fernandes decidiram começar o próprio negócio e fundaram a Primum Games.  Juntos, além do 4Quatros, já publicaram o jogo de plataforma Guaxininja, disponível para jogar gratuitamente online, e ainda têm mais dois games prestes a serem lançados. O 4Quatros está disponível para download gratuito na Play Store, para todos os dispositivos Android a partir da versão 3.2.

Todos os períodos do curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais demandam o desenvolvimento de um jogo para o TCP, de maneira que os graduandos, do primeiro ao último semestre, estão sempre colocando a mão na massa e produzindo jogos, com o objetivo de aprender e também de constituir desde já um portfólio profissional.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS