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Formulários e Fluxos

      Para ter acesso aos serviços prestados pela DGP - Diretoria de Gestão e Valorização de Pessoas o servidor ativo, aposentado, pensionista ou quem ainda não tem vínculo com a instituição precisam saber que cada serviço tem sua especificidade e pode ser solicitado das seguintes formas:

1) por meio de um requerimento para abrir um processo eletrônico;

2) pelo preenchimento de um formulário impresso a ser entregue na DGP/COGP, na Direção de Ensino/Coordenação do Curso (não abre processo);

3) enviando um e-mail.

     Como saber se devo ou não abrir processo e qual requerimento usar?  Ou se preciso enviar e-mail?

  • Disponibilizamos uma lista com os serviços prestados pela DGP (Ver Grupo de Serviços), para cada um dos serviços há uma orientação de como proceder;
  • Se o serviço desejado estiver na cor azul, ao clicar no nome do serviço indicado, abrirá uma nova tela, com o requerimento ou um sistema no qual você deverá preencher os dados da sua demanda; e 
  • Além disso, ao lado de cada serviço haverá a indicação de qual requerimento deverá ser usado e a informação se abre ou não processo.

      Para abrir um processo, ao clicar no nome do serviço, o link irá direcionar para um requerimento.  Além disso, precisamos informar que temos 2 modelos de requerimento, o Requerimento disponível no Sistema de Formulários (modelo novo) e o Requerimento Específico (modelo antigo).

          Conforme orientado acima (no item 2), há casos que não geram abertura de processo.  Sendo assim, ao clicar no nome do serviço o link irá direcionar para um formulário que deve ser preenchido, assinado e enviado para um determinado setor.  Além disso, algumas solicitações (item 3) devem ser enviadas por e-mail, nesse caso, basta ler a informação entre parênteses.

          Dessa forma, orientamos que clique no serviço desejado, leia com atenção e siga as orientações indicadas.

          Estamos à sua disposição para críticas e sugestões que possam facilitar ainda mais o acesso aos serviços prestados pela equipe de Gestão de Pessoas.  Entre em contato conosco através do e-mail prodin@ifrj.edu.br.

     

          Grupos de Serviços

    Os serviços estão organizados em 4 grupos e dentro de cada grupo, as opções estão dispostas em ordem alfabética, para facilitar a busca e reunir assuntos afins.  Esperamos que essa experiência facilite o acesso a informação de seu interesse.

    1. Professor
    2. Técnico
    3. Comum (para professor e técnico)
    4. Aposentado e pensionista

     

          GRUPO 1: PROFESSOR

    Aceleração da Promoção Docente (abrir processo com formulário) 

    Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (abrir processo com formulário)

    Afastamento para Pós Graduação no país e no exterior (abrir processo com formulário)

     

    Alteração de Regime de Trabalho (abrir processo com formulário)  

    Complementação Pedagógica  (abrir processo com formulário) 

    Licença: Capacitação (abrir processo com formulário)

    Licença: Interesse Particular - solicitar licença  (abrir processo com formulário) 

    Licença: Interesse Particular - solicitar o término da licença (enviar o termo preenchido para o e-mail dqdp@ifr.edu.br )

    Plano Individual de Trabalho (PIT)  (SEM abertura de processo, preencher, imprimir e entregar na Direção de Ensino ou Coordenação)

    Progressão / Promoção Docente (abrir processo com formulário) 

    Retribuição por Titulação (RT) (abrir processo com formulário) 

    Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) (Instrução Normativa em elaboração. O fluxo anterior está desatualizado não devendo ser utilizado)

     

    Atuação compartilhada e temporária de docentes em atividades de ensino, pesquisa, inovação, extensão e/ou gestão em unidade distinta de sua lotação  (abrir processo com formulário) 

     

          GRUPO 2: TÉCNICO

    Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (abrir processo com formulário) 

    Afastamento para Pós Graduação no país e no Exterior  (abrir processo com formulário) 

    Alteração de Jornada de Trabalho (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Incentivo à Qualificação (abrir processo com formulário) 

    Jornada Flexibilizada (O processo deverá ser aberto pelo setor)

    Vídeo de orientação para abertura do processo

    Licença: Capacitação (abrir processo com formulário) 

    Licença: Interesse Particular - solicitar licença  (abrir processo com formulário) 

    Licença: Interesse Particular - solicitar o término da licença (enviar o termo preenchido para o e-mail dqdp@ifr.edu.br )

    Progressão por Capacitação Profissional (abrir processo com formulário)

    Progressão por Mérito Profissional (abrir processo com formulário)

     

          GRUPO 3: COMUM (PARA PROFESSOR E TÉCNICO)

    Abono de Permanência (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

    Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo  (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Afastamento para Participar de Curso de Formação (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Afastamento para prestar Colaboração Técnica (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Afastamento para Servir a Organismo Internacional (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)  

    Afastamento Para Treinamento Regularmente Instituído (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Ajuda de custo (abrir processo com formulário) 

    Alteração de Conta salário (Solicitação no requerimento específico do SOUGOV.BR)

    Alteração de Dados Cadastrais:  nome, escolaridade e RG (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)

    Alterações de Dados Cadastrais: e-mail, estado civil, nacionalidade, UF de nascimento, grupo sanguíneo/fator RH, endereço, telefone, raça/cor, título de eleitor (pelo site do SIGEPE) 

    Aposentadoria (abrir processo com formulário) 

    Assistência à Saúde Suplementar (abrir processo com formulário) 

    Auxílio Funeral (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

    Auxílio Natalidade (abrir processo com  Cadastro de Dependente, preencha o requerimento e selecione a opção do auxílio natalidade) 

    Auxílio Pré-Escolar (abrir processo com Cadastro de Dependente, preencha o requerimento e selecione a opção do auxílio pré-escolar) 

    Auxílio Transporte (Solicitação no requerimento específico do SOUGOV.BR)

    Averbação de Tempo de Contribuição (abrir processo com formulário)     Orientações sobre averbação de tempo de contribuição

    Cadastro de Dependentes - inclusão e exclusão (abrir processo com formulário)  **    Obs.: No requerimento de Cadastro de dependente é possível escolher incluir essas opções de serviço: Auxílio Natalidade, Auxílio pré-escolar, Imposto de Renda e Acompanhamento para Tratamento de Saúde em Pessoa de Família. 

    Cessão de servidores - requerimento

    Comprovante de Rendimentos: para solicitar o referido documento, enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.

    Contracheque: para solicitar o referido documento, enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.

    Conversão de Tempo Especial (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

    Desaverbação de Tempo de Contribuição (abrir processo com formulário) 

    Desbloqueio de SIGAC/SIGEPE:  enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.

    Designação e/ou Dispensa (Função Gratificada/FCC) (ver Nomear/Exonerar (CD) ou Designar/Dispensar (FC/FCC))

    Diárias e passagens: Solicitação (SCDP) (apresentação SEM abertura de processo)

    Diárias e passagens: Prestação de contas (SCDP)  (apresentação SEM abertura de processo) 

    Exercício anterior (retroativo) (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)  Obs.: o servidor pode solicitar a abertura desse processo quando tiver algum valor retroativo a receber. O processo deve ser tramitado para a COPAG.

    Exercício Provisório (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)

    Obs: Semestralmente (nos meses de abril e setembro) o servidor do IFRJ em exercício provisório em outros órgãos deverá preencher este formulário para atualização de informações. 

    Exoneração de cargo efetivo (abrir processo com formulário) 

    Férias: Interrupção (SEM abertura de processo)

    Gratificação por encargo de Curso e Concurso – GECC (abrir processo com o formulário e documentos abaixo) - O fluxo para orientação do processo está disponível aqui.

           - Termo de Compromisso

           - Declaração de execução de atividades.  

    Homologação de Estágio Probatório (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)

    Horário Especial para Servidor Estudante e Outros (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Horário Especial para Servidor ou Familiar Portador de Deficiência (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Inclusão de Dependentes para Acompanhamento de pessoa da família em caso de doença (abrir processo com Cadastro de Dependente, preencha o requerimento e selecione a opção da inclusão de dependentes) 

    Insalubridade/Periculosidade  (abrir processo com formulário) 

    Licença Adotante (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Licença para Tratamento de Saúde

    Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família

    Licença: Atividade Política (abrir processo com formulário)

    Licença: Casamento (Gala) (abrir processo com formulário)

      Licença: Falecimento de Ente Familiar (Nojo) (abrir processo com formulário) 

      Licença: Gestante e Prorrogação (abrir processo com formulário)

      Licença: motivo de deslocamento do cônjuge ou companheiro sem remuneração (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)

      Licença: Paternidade e Prorrogação (abrir processo com formulário)

      Licença-prêmio por Assiduidade (abrir processo com formulário) 

      Licença: Serviço Militar (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

      Nomear/Exonerar (CD) ou Designar/Dispensar (FG/FCC) (abrir processo com formulário)

      Recondução (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)

      Remoção por Motivo de Saúde (abrir processo com formulário) 

      Reversão (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

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      Substituição de Função de Confiança – Cargo de Direção (CD)/Função Gratificada (FG)/Função de Coordenação de Curso (FCC)  

      Orientações para o pagamento de Substituição: 

      1) O servidor substituto deve estar designado em portaria e cadastrado no sistema SIAPE como tal para que possa receber os valores da substituição referentes ao período em que o titular da função estiver em afastamento legal que permita este tipo de pagamento;

      2) A designação de substituto de função deve ser solicitada previamente via memorando encaminhado para a Diretoria Adjunta de Administração Funcional (DAAF) e com antecedência, para que a portaria possa ser emitida tempestivamente e a operacionalização ocorra na folha de pagamento do respectivo mês;

      3) O Formulário de substituição deverá ser preenchido exclusivamente no aplicativo SOUGOV ou em sua versão Web.

      4) Somente após a efetiva designação em portaria, o servidor substituto poderá solicitar o pagamento substituição de Função de Confiança (CD, FG ou FCC) via SOUGOV. O passo a passo detalhado encontra-se disponível no link < Como solicitar o pagamento de substituição pelo SOUGOV? >.

      5) Os acessos do servidor substituto aos sistemas institucionais (SIPAC, SIGRH, etc) devem ser solicitados por e-mail à Coordenação de Gestão de Pessoas da Reitoria < cogp.rt@ifrj.edu.br >.

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       Termo de Responsabilidade Outro Vínculo Público  

      TRABALHO REMOTO (ENCERRADO) - Resolução Nº 14 de 07 de Julho de 2020 aprovando o Regulamento do trabalho remoto em decorrência da Covid-19        **Obs.: Os anexos abaixo NÃO geram abertura de processo. Eles deverão ser encaminhados via e-mail institucional, nos termos da Resolução 14. 

                  Servidor: o servidor deverá encaminhar os documentos que forem necessários,  à chefia imediata via e-mail institucional. 

                 Chefia imediata: após receber os documentos do servidor, a chefia imediata deverá encaminhá-los para outra instância:

      1. Autodeclaração e Plano de Trabalho Remoto: encaminhar  para a Pró-reitoria ou Direção Geral;
      2. Registro de Atividades Presenciais: encaminhar a planilha para a COGP ou setor equivalente que por sua vez, vai consolidar as informações e encaminhar para ccad@ifrj.edu.br

      Vacância de cargo efetivo (abrir processo com formulário) 

       

       

      GRUPO 4: APOSENTADO E PENSIONISTA                                     (Manual do Servidor Aposentado - clique aqui)

       

      Alteração de conta-salário e outros dados cadastrais de aposentado e pensionista (Enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br com comprovação de identiddade pessoalmente para emissão)

      Alteração de Dados Cadastrais (enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

      Atualização de Endereço Eletrônico (enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

      Auxílio Funeral (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

      Comprovante de Rendimentos: para solicitar o referido documento, enviar e-mail para sipenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.

      Contracheque: para solicitar o referido documento, enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.

      Desbloqueio de SIGAC/SIGEPE:  enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.

      Exclusão por Falecimento do Pensionista (enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

      Exclusão por Falecimento do Servidor (enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

      Isenção de Imposto de Renda (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral. Para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br).  

      Pensão Civil (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br)

      Prova de vida para Aposentado ou Pensionista (A ser realizada no banco ou através do aplicativo SouGOV - enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br para orientações)

      Reversão de aposentadoria (abrir processo com formulário) 

           

          

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