Programa Residência Pedagógica em pauta no campus Paracambi

campus Paracambi lotado em evento do programa Residência Pedagógica

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade do IFRJ através de uma mostra artística sobre as diferentes realidades das escolas públicas, o campus Paracambi realizou a exposição “Outros olhares e outras vozes”. O evento, que reuniu alunos da unidade e demais membros da comunidade escolar, aconteceu no dia 4 de dezembro.

A exposição foi organizada pelo coordenador do Residência Pedagógica do campus Paracambi, professor Rafael Vaz, e pelas docentes preceptoras do Programa, Angelica Mendel, Viviane Keller e Marcella Tatagiba. De acordo com Rafael, a partir de diferentes olhares e vozes, que muitas vezes não são ouvidas, os residentes fotografaram o ambiente escolar e entrevistaram professores e alunos.

Escola Municipal Nicola - Painéis com falas de alunos

Segundo Rafael Vaz, conforme o planejamento do Residência Pedagógica do campus Paracambi, os primeiros meses de atividades seriam destinados a ambientação dos residentes com as escolas em que eles irão atuar em um ano e meio. “Em uma das reuniões com os residentes e as preceptoras, surgiu a ideia de organizarmos atividades que propiciassem além de uma ambientação, uma sensibilização sobre a situação física e a perspectiva humana”, disse.

O docente explicou que a ideia era dar voz a quem não é ouvido e fotografar o que pode passar despercebido. “Ficou combinado que cada uma das três equipes iria registrar, através da arte, algo que promovesse essa sensibilização. A primeira equipe usaria imagens, a segunda registraria por escrito as falas e, a terceira, filmaria os atores do processo em um evento acadêmico organizado pela preceptora e pelos residentes”, falou.

Escola João XXIII - Mostra de fotografia sobre o ambiente escolar

Rafael destacou que, com o intenso envolvimento dos residentes e das preceptoras, e a qualidade produção artística dos estudantes, as atividades de sensibilização foram bem-sucedidas. No início de 2019, a exposição visitará as três escolas envolvidas no Programa.

O residente Claudio Aprigio, do colégio Nicola Salzano, localizado em Paracambi, falou sobre o evento: “O Residência Pedagógica possui a função de fornecer ferramentas para nós, futuros docentes, podermos atuar na docência de maneira mais dinâmica e atrativa, de forma que traga mais sentido aos alunos da educação como um todo. Nossa culminância foi um sucesso, pois conseguimos mostrar para a comunidade escolar do IFRJ e adjacências um trabalho realizado com empenho e direcionado para a realidade de cada escola, cujo esforço gera frutos muito bons. Estou bem feliz e satisfeito de participar dessa empreitada”, concluiu.