IFRJ no Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

O IFRJ foi representado por dois integrantes do Grupo de Pesquisa em Ciência e Tecnologia no Ensino de Educação Física do campus Arraial do Cabo, na 17ª edição do Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. O evento científico, com maior reconhecimento acadêmico da área de Educação Física da Comunidade Lusófona, aconteceu de 25 a 28 de setembro, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza.

Os trabalhos intitulados “Barbie e Docinho de Morango: o modelo de corpo difundido na literatura infantil com temática relacionada à Educação Física”, do professor da unidade Rafael Guimarães; e “A Pipa nas ilustrações dos livros infantis relacionados à Educação Física e ao Esporte”, do ex-aluno do campus David dos Santos, tiveram o apoio do Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica, Tecnológica e Artístico-Cultural (PROCIÊNCIA), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPPI).

O docente Rafael Guimarães também colaborou na organização e na revisão do livro “Cuidar da Casa Comum: da natureza, da vida, da humanidade. Oportunidades e responsabilidades do Desporto e da Educação Física”, e escreveu um capítulo intitulado “Em defesa da Arte e da Literatura nas aulas de Educação Física”. O livro foi lançado no Congresso, em dois volumes.

O diretor-geral do campus Arraial do Cabo, David Barreto, parabenizou a todos. “Estamos muito orgulhosos dos resultados trazidos pelo grupo de pesquisa com a apresentação de todos os trabalhos na área de Educação Física. Gostaria de parabenizar o professor Rafael Guimarães pela participação na organização do livro, resultado que devemos comemorar”, falou.

A diretora da Agência de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPPI), Patrícia Ferreira, salientou o valor e o impacto da arte e da literatura nas Ciências do Desporto e na Educação Física, no desenvolvimento de habilidades e competências tanto técnicas, quanto interpessoais dos indivíduos, mas também no desenvolvimento humano. Patrícia comentou, ainda, sobre a publicação do livro com a temática: “Desejo não só que tenha êxito editorial, mas a todos que têm seus textos inseridos nos dois volumes, o reconhecimento dos méritos de que são portadores, desejando-lhes pleno sucesso na carreira que abraçaram. Parabenizo o professor Rafael, pela participação na organização do livro, sua dedicação ao tema e do trabalho com grupo de pesquisa, o qual vem com apoio de programas da PROPPI ampliando conhecimento, apoiando estudantes e dando alegrias como esta publicação, o que nos honra institucionalmente”, concluiu.

Para ter acesso aos volumes do livro, clique aqui.