VIII Conexões PET apresentou reflexões sobre o tema “Relações Étnico-Raciais”

professores e alunos posando para foto no VIII Conexões PET do campus Duque de Caxias

Interação, troca de experiências e bastante reflexão: essas foram características que marcaram a oitava edição do “Conexões PET”, um evento anual que conta com a participação de três núcleos de estudantes do IFRJ com projetos pautados na tríade ensino–pesquisa–extensão. São eles: Conexões de Saberes em Produção Cultural, do campus Nilópolis; Conexões de Saberes em Sexualidade e Educação Sexual, do campus Realengo; e Química Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia, do campus Duque de Caxias.

Na edição deste ano, que aconteceu no dia 8 de novembro no campus Duque de Caxias (CDuC), discentes e servidores discutiram sobre resistência, apontaram questionamentos frequentes da sociedade e, ao final, realizaram uma manifestação cultural com atividades de canto, dança e poesia.

A abertura do evento contou com uma mesa-redonda composta pela diretora-geral do campus, Maria Celiana Pinheiro, pelo diretor de Ensino, Rafael Bernini, e pela interlocutora institucional do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Educação Tutorial (CLAA-PET), Lívia Rios. Na ocasião, houve ainda apresentação da peça “Marielle, Presente!”, interpretada pelo grupo de teatro Dionísia Urbana, coordenado pela professora Juliana Cavassin.

Em seguida, o professor Dr. José Jairo Vieira – pedagogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tutor do grupo PET de Movimentos Sociais: Raça, Gênero e Cor – ministrou a palestra “Relações Étnico-Raciais e o Programa de Educação Tutorial” e aproveitou para comentar sobre o que esperava desse debate. “Eu tinha boas expectativas dessa conversa. É sempre oportuno e fértil esse tipo de debate. Será uma boa parceria interinstitucional entre os PETs que realizam trabalho no Instituto Federal de Duque de Caxias e os PETs da Universidade Federal do Rio de Janeiro”.

Após o almoço, foi a vez de os alunos participarem de uma roda de conversa sobre os seguintes temas: “Perspectiva Negra dos Bolsistas dos PETs/IFRJ” e “Experiências de Pesquisa e Extensão nos Grupos PET”.

Para concluir o evento com arte, os discentes e servidores participantes dos PETs organizaram um sarau. Sobre essas apresentações, a interlocutora institucional do CLAA-PET, Lívia Rios, avaliou o resultado do evento. “Foi maravilhoso! Muito enriquecedor para os alunos presentes. Aproveito o espaço para parabenizar a todos os grupos e as grandes apresentações feitas no sarau. Ele nos mostrou quantos talentos temos em nossa Instituição”, disse.

Já a tutora do PET/Conexões de Saberes em Sexualidade e Educação Sexual, Susana Nogueira, comentou o que o evento promove aos alunos. “O evento Conexões tem sido muito importante, pois é justamente uma oportunidade de as equipes PET compartilharem suas experiências, além de promoverem integração”.