Professor do IFRJ é contemplado em 1º lugar no VI Seminário Regional de Recursos Hídricos

Evento contou participação de docentes e discentes do campus Arraial do Cabo

Murilo Minello, professor do curso Técnico em Meio Ambiente no campus Arraial do Cabo, foi contemplado em 1º lugar no VI Seminário Regional de Recursos Hídricos, com o trabalho intitulado “Soluções para o monitoramento de lagoas costeiras”. O Seminário, organizado pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (IFF), aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, no campus Cabo Frio do IFF.

O projeto foi iniciado a partir das discussões geradas na disciplina de Recursos Hídricos do 3º período do curso Técnico em Meio Ambiente. A proposta era discutir os principais problemas para se realizar monitoramentos ambientais e, a partir de ideias discutidas em sala, propor soluções. Uma das soluções pensadas em sala, foi a construção de um barco movido a controle remoto que pudesse monitorar a distância as lagoas rasas da região.

Professor Murilo Minello (de camisa vermelha)

O protótipo foi desenhado e iniciou-se a confecção do barco a partir da experiência de atores locais. O construtor naval conhecido como Gaúcho, morador da Gamboa, em Cabo Frio, auxiliou na confecção do casco. O projeto, escrito em parceria com professores do IFF Cabo Frio, foi selecionado por edital de pesquisa interno e recebeu uma quantia, que permitirá a compra dos equipamentos necessários para fazê-lo navegar e coletar alguns dados, tais como temperatura, pH e salinidade.

Durante o evento, na apresentação da ideia do projeto, foi possível apresentar o casco pronto, além de um vídeo editado pelos estudantes, o qual sintetizou o período de aprendizagem vivido na disciplina. No final do Seminário, o pôster recebeu o prêmio de primeiro colocado geral na modalidade. Segundo o professor Murilo, responsável pelo desenvolvimento do trabalho, foi possível integrar o ensino, propriamente dito, com a pesquisa através da leitura de artigos da área e da redação e participação de evento científico, além da extensão, a partir do envolvimento dos discentes com a comunidade.