Equipe Jaguar rumo à Petrobras Expo Robótica

Tino, um robô de logística industrial

Alunos do campus Volta Redonda irão participar da Petrobras Expo Robótica, evento que será realizado no Centro de Pesquisas Petrobras (CENPES), no Rio de Janeiro, de 27 a 29 de novembro.

Para participar desse desafio – lançado no início de novembro, durante a Competição Latino-Americana de Robótica (LARC), em João Pessoa –, os alunos que competiram na LARC deveriam enviar uma carta contando um pouco da sua trajetória e propondo uma solução para um robô em um ambiente com algumas restrições como as de uma plataforma de petróleo. A fim de solucionar esse problema, os alunos utilizarão o Tino, um robô de logística industrial obrigatório para esse desafio.

Das equipes selecionadas, a única com nível médio é a Jaguar. Para o coordenador do grupo, Helton Sereno, as expectativas são grandes: “Nós estamos bem esperançosos de conseguir algo legal, porque a gente não faz ideia de como será o comportamento das outras equipes. Por ser a primeira vez que acontece essa competição, há equipe que não está acostumada a competir nessa categoria, e algumas não dominam esse robô como nós. Estamos nessa categoria desde 2012; então, temos bastante conhecimento”, comentou.

A equipe Jaguar é formada por cinco alunos, mas somente três deles foram selecionados para participar da competição. Todo o suporte para hospedagem e locomoção foi concedido pela Petrobras.