Informações Acadêmicas

I Fórum Sobre Inclusão em Centros e Museus de Ciência e Tecnologia

Curso de Formação Inicial e Continuada de Professores em Ciências Naturais - ESPAÇO CIÊNCIA VIVA

campus Mesquita oferecerá o Curso de Formação Continuada de Professores em Ciências Naturais no Espaço Ciência Viva, na Tijuca.

Para mais informações, contate-nos através do telefone: (21) 2797-2511 ou envie um e-mail para: cienciasnaturais.cmesq@ifrj.edu.br

As aulas ocorrerão no Espaço Ciência Viva, localizado na Avenida Heitor Beltrão, 321, Tijuca - Rio de Janeiro.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NATURAIS – POLO ECV

INSCRIÇÕES PARA O POLO ECV (TIJUCA)

EDITAL DE EXTENSÃO No 17-2016 RESULTADO FINAL

Curso de Formação Inicial e Continuada de Professores em Ciências Naturais - QUEIMADOS

campus Mesquita oferecerá o Curso de Formação Continuada de Professores em Ciências Naturais no município de Queimados, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Para mais informações, contate-nos através do telefone: (21) 2797-2511  ou envie um e-mail para: cienciasnaturais.cmesq@ifrj.edu.br

As aulas ocorrerão na Escola Municipal Professor Leopoldo Machado, localizado na Rua Ver. Marinho Hemeterio Oliveira, 696 - Queimados

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NATURAIS EM QUEIMADOS

INSCRIÇÕES PARA O CURSO EM QUEIMADOS

EDITAL DE EXTENSÃO No 18-2016 RESULTADO FINAL

A Coordenação do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica tem o prazer de convidar a todos para as seguintes defesas de trabalhos de conclusão de curso (TCC) da turma de 2014.

Título: Análise das políticas públicas destinadas à formação inicial de professores através do PARFOR: estudo de caso da UFRRJ

Autora: Thais Araújo Peixoto

Orientadora: Prof. Drª. Andréa Silva do Nascimento

Data: 15/02/2016

-Prof. Me. Carla Mahomed Gomes Falcão Silva

-Prof. Drª. Maylta Brandão dos Anjos

-Prof. Dr. Manoel Ricardo Simões (Suplente)

Título: Fatores que contribuem para a exclusão social nos museus de ciência

Autora: Sheila Cristina Matos dos Santos

Orientadora: Prof. Me. Carla Mahomed Gomes Falcão Silva

Data: 15/02/2016

Horário: 13h30min

-Prof. Dr. Manoel Ricardo Simões

-Prof. Drª. Andréa Silva do Nascimento

-Prof. Drª. Maylta Brandão dos Anjos (Suplente)

Título: Por dentro da exposição NeuroSensações do ECI: suas potencialidades e limites

Autora: Suellen Cristine Isidoro Ribeiro

Orientadora: Prof. Drª Marta Ferreira Abdala Mendes

Data: 16/02/2016

-Prof. Me. Chystian Carletti

-Prof. Drª. Verônica Pimenta Velloso

-Prof. Drª. Grazielle Rodrigues Pereira (Suplente)

Título: Análise de um texto sobre gravidez na adolescência em um livro didático do Ensino Médio: o ensino de ciências e a divulgação científica.

Autora: Patrícia Batista dos Santos

Orientadora: Profª. Me. Gabriela Ventura da Silva

Data: 16/02/2016

Horário: 13h30min

-Prof. Me. Maria José da Silva de Oliveira Quirino

-Prof. Drª. Maria Cristina do Amaral Moreira

-Prof. Drª. Maylta Brandão dos Anjos (Suplente)

-Prof. Drª. Marta Ferreira Abdala Mendes (Co-orientadora)

3º Fórum de Bibliotecários e Profissionais de Bibliotecas na Baixada Fluminense

II Semana Acadêmica do Campus Mesquita - IFRJ

Inscrições prorrogadas

Edital

Retificação do Edital

Curso de Mediação em Centros de Ciência e Museus de Ciência e Tecnologia

Inscrições encerradas

Edital

Edital de Extensão Nº12/2015 Retificação do Edital Nº09/2015 - Incrições Prorrogadas

Ficha de Inscrição

Lista de Selecionados

I Fórum Sobre Mediação em Museus e Centros de Ciência na Perspectiva Inclusiva

Inscrições encerradas

O I Fórum Sobre Mediação em Museus e Centros de Ciência na Perspectiva Inclusiva configura-se em um evento que tem como objetivo promover discussões e reflexões sobre aspectos da atividade de mediação a partir de uma perspectiva inclusiva: a análise de como tornar estes espaços mais inclusivos à sociedade e, em destaque, para a inclusão de pessoas com deficiência, visando promover encaminhamentos e propostas sobre a temática.

Esta atividade é um desdobramento do Curso de extensão em Mediação em Centros de Ciência e Museus de Ciência e Tecnologia (C & T) – ofertado pelo IFRJ/Campus Mesquita e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins - que caminha para sua terceira edição, cujo objetivo visa apresentar os centros de ciência e museus de ciência e tecnologia como espaços educativos, promotores da aprendizagem em ciências e como ambientes de formação de profissionais das diversas áreas do conhecimento.

Acesse aqui a programação do Fórum

Pós-graduação Lato Sensu

Educação e Divulgação Científica

O curso visa contribuir para a produção acadêmica e a elaboração de materias e recursos no âmbito da educação e da divulgação científica.

- Professores
- Profissionais da Educação
- Produtores Culturais
- Museólogos
- Jornalistas

O curso é GRATUITO

PROEJA-FIC

Brevemente o Campus contará com o PROEJA-FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental).

Corpo Docente Campus Mesquita