Alunos fazem visita técnica à Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa

Alunos na  visita técnica à Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa

Alunos do 2° ano do curso Técnico em Agroindústria do campus Pinheiral visitaram as instalações da Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa. A visita, que faz parte da conclusão da disciplina “Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados”, aconteceu no dia 30 de outubro.

Na ocasião, além de terem a oportunidade de conhecer as instalações da empresa, os estudantes puderam observar a rotina de análises de controle de qualidade do leite no laboratório de uma usina, o processo de beneficiamento do leite esterilizado (longa-vida) e a produção em grande escala de produtos derivados de leite, como: manteiga, requeijão e bebidas lácteas.

Visita técnica

Segundo a professora da disciplina, Julia Barros, assistir de perto ao tratamento de esterilização e ao envase do leite UHT em escala industrial agrega conhecimento à formação dos alunos: “A teoria é importante, mas essa vivência que a visita técnica proporciona deixa nosso aluno mais preparado para o mercado de trabalho. Eles ficaram impressionados com a produção”, disse.

O discente João Bruno de Lima destacou que as visitas técnicas são de extrema importância para uma melhor compreensão do que é visto em sala de aula: “Foi uma experiência muito interessante, porque estive em contato pela primeira vez com uma produção de grande porte na área de laticínios, numa realidade bem diferente, que é vivida pelos alunos nas aulas práticas no setor de Agroindústria do campus”, falou. De acordo com Bruno, as visitas são essenciais, pois mostram possíveis locais de trabalho após a formação do curso.