IX Semacit: alunos de ontem e de hoje discutindo sobre ciência

A abertura da IX Semana Científico-Tecnológica (IX SEMACIT) do campus Duque de Caxias aconteceu no dia 29/10 com presença de docentes, discentes e ex-alunos. O evento tem como tema “Ciência e Tecnologia no IFRJ-CDuC para a redução das desigualdades”.

Participaram da solenidade de abertura o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Rodney de Albuquerque; o diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica, representando a Pró-Reitoria de Extensão, Julio Page; a diretora-geral do campus, Maria Celiana Pinheiro; a coordenadora de Extensão do campus, Livia Tenório Vilela e o coordenador de Pesquisa e Inovação, Thiago Muza Aversa.

Logo pela manhã, o campus ficou movimentado com a programação: os minicursos e oficinas começaram às 8h30 e os discentes foram direcionados às salas das temáticas nas quais se cadastraram. Também pela manhã, houve a primeira mesa redonda, mediada pela discente do 7º período do curso Técnico em Química, Landara Marcelle. Nessa mesa, estavam três ex-alunos: Peterson Magalhães, formado no curso Técnico em Polímeros, e Bruno Menezes e Lívia Rodrigues, formados na Licenciatura em Química.

Eles conversaram sobre sua trajetória no IFRJ e o quão importante foi estudar no CDuC para a caminhada profissional. Também relataram suas experiências de vida e em qual área estão atuando no mercado de trabalho.

À tarde houve outras atividades. Além de oficinas e minicursos, o campus recebeu mais uma mesa redonda formada por ex-alunos, desta vez nove integrantes, que conversaram com os discentes sobre a passagem deles no campus Duque de Caxias e comentaram suas experiências profissionais, como conseguiram as oportunidades de emprego e como os atuais alunos devem desfrutar do Instituto.

A SEMACIT contará com oficinas, minicursos, mesas redondas e palestras durante a semana, até o dia 1º de novembro. Siga a programação do campus Duque de Caxias através deste link.