Abertura da ambientação dos novos servidores do IFRJ

Rafael Almada fala ao microfone na frente do auditório cheio

Evento visa promover o acolhimento dos novos servidores

A abertura da ambientação dos novos servidores do IFRJ contou com a participação de docentes e técnico-administrativos que ingressaram no instituto desde outubro de 2017. O evento, que começou no dia 25 de setembro e segue até o dia 27 de setembro, no auditório do campus Rio de Janeiro, contará com diversas palestras que apresentarão setores estratégicos da instituição.

No primeiro dia, estiveram presentes: o reitor Rafael Almada; o pró-reitor de Planejamento e Administração (PROAD), Igor Valpassos; a diretora de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Institucional (DPEDI), Ana Paula Bemfeito – representando o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade (PRODIN), José Arimathéa Oliveira –; a diretora de Gestão e Valorização de Pessoas, Carla Doti; o diretor de Articulação Institucional, Eládio Bandeira; o diretor de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas, Fernando Beserra; a psicóloga Daniela Zanotti e o pedagogo Gilton Andrade.

Fernando Beserra deu as boas-vindas aos novos servidores e passou a palavra para o reitor. Rafael Almada agradeceu a presença de todos e falou sobre o objetivo da ambientação. “O intuito desse encontro é fazer uma recepção ao novo servidor, para que ocorra uma compreensão da instituição, dos modelos institucionais, quais instrumentos que hoje possuímos para solicitações de demandas dos servidores, como funciona o sistema acadêmico, quais são planos e perspectivas para os institutos federais e para a rede federal. E isso tudo é uma forma de acolher o novo servidor”, disse.

Ainda de acordo com o reitor, o evento é importante, pois fortalece a identidade institucional, a compreensão do que é o IFRJ:  “ Precisamos entender a amplitude de ações do Instituto, o que desenvolvemos, quais são nossos potenciais, qual nossa missão institucional”, comentou. Para a professora de Inglês do campus Resende, Suelen Vasconcelos, participar da ambientação é necessário para os servidores se familiarizarem com os diferentes setores e questões burocráticas do Instituto: “Como estou em um campus distante, quando tem algo aqui na Reitoria, acho bom poder estar aqui, conversar com os colegas de outros campi para entender como as coisas são feitas. Poder ter esse contato com os pró-reitores e com o reitor é importante para nos ambientarmos e nos sentirmos parte da instituição de uma forma geral”, declarou.

Gilton Andrade, tecnólogo em Assuntos Educacionais e criador da ambientação, falou sobre a relevância do encontro: “A ambientação vem com o objetivo, através das palestras, de fazer com que o servidor conheça a instituição, o ensino, as políticas de extensão, a questão dos direitos e deveres do servidor e a questão da ética. Tudo isso é importante para ele conhecer a instituição como um todo”, comentou.

No final de seu discurso, o reitor Rafael Almada, reiterou o papel social do Instituto e o papel dos novos servidores em somar com suas formações em prol do fortalecimento da identidade institucional do IFRJ: “Vocês sairão daqui tendo a clareza dos princípios institucionais, a clareza da importância do Instituto, do papel de vocês e do papel social do Instituto. É importante termos a clareza do quanto contribuímos nessa grande engrenagem que é o Instituto Federal do Rio de Janeiro”, concluiu ele.

Para acessar a programação, clique aqui.