Posso fazer matrícula por procuração? Como fazer isso?

No caso de matrícula por representante legal, deverá ser entregue a procuração, com firma reconhecida em Cartório e com validade de até 06 (seis) meses, estabelecendo poderes específicos de representação, acompanhado da cópia do documento de identidade do procurador. O representante legal assinará a Ficha de matrícula e a Requisição de Matrícula e Termo de Responsabilidade, bem como deverá entregar, em nome do candidato, todos os documentos exigidos para matrícula.

Já fiz minha matrícula, o que faço agora? Preciso comparecer ao campus no período de inscrição em disciplinas, previsto no calendário acadêmico?

Não. O estudante ingressante (1º período) é inscrito automaticamente em todas as disciplinas do primeiro período do curso no qual foi matriculado. A partir do 2º período, você precisará respeitar os prazos estabelecidos no calendário acadêmico para efetuar a inscrição em disciplinas. Aproveite para conhecer o fluxograma do seu curso de graduação, no site institucional do IFRJ, em: http://www.ifrj.edu.br/node/1731.