A força dos games no IFRJ

Rafael Almada, Rodney Albuquerque, Equipe Jaguar e robôs NOA posando para foto na Game XP

Alunos do IFRJ fizeram parte da programação da Game XP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) participou, via Agência de Inovação (vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação – Proppi), do primeiro game parque do mundo, a “Game XP”, que aconteceu de 6 a 9 de setembro, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Os estudantes participaram de todos os dias do evento na Inova Arena, espaço dedicado à tecnologia e inovação.

Estiveram presentes, para prestigiar os alunos: o reitor do IFRJ, Rafael Almada; o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Rodney Albuquerque; o pró-reitor de Administração, Igor Valpassos; a pró-reitora de Extensão, Cristiane Oliveira e o diretor-geral do campus Eng. Paulo de Frontin, Ricardo Kneipp.

No primeiro dia, no painel “Mulheres Desenvolvedoras”, a discente do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Jogos Digitais do campus Eng. Paulo de Frontin, Anny Sousa, apresentou o Núcleo DeviGirls – formado por alunas da unidade que atuam na área dos games – e falou sobre o empoderamento das mulheres. Já no segundo dia, no painel “Tech Acessibilidade”, Lenon Stelman, também aluno do CST em Jogos Digitais, dividiu o palco com representantes dos aplicativos HandTalk e LeBraile.

Núcleo DeviGirls, reitor Rafael Almada, Rodney Albuquerque, Igor Valpassos e Ricardo Kneipp

A Equipe Jaguar, composta por alunos do curso Técnico em Automação Industrial do campus Volta Redonda, participou do terceiro dia do evento. Além de comandarem a apresentação onde os robôs jogavam futebol e dançavam, os estudantes se encontraram com o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão; com o CEO da Comic Con Experience (CCXP) / Omelete Group, Pierre Montovani; com a diretora-geral da Game XP, Roberta Coelho; com o organizador da GAME FAN SHOW, Maicon Fagundes; com o apresentador Tiago Leifert; e com o youtuber Gustavo Stockler.

Para o professor Helton Sereno, responsável pela Equipe Jaguar, a oportunidade de participar de um evento desse porte foi única: “Além de mostrar nosso trabalho, conhecer pessoas, empresas e instituições que ampliam nossas possibilidades, apontam novos horizontes e proporcionam momentos únicos para os alunos e professores, tivemos contato com as empresas e tecnologias que despertaram interesse e estimularam novas possibilidades dentro da Equipe Jaguar”, falou. Helton complementou: “Além disso, mais uma vez a Equipe foi o cartão de visita do IFRJ na área tecnológica, se firmando como difusora da tecnologia”, disse.

Equipe Jaguar e Tiago Leifert

No quarto e último dia, o robô da Equipe Jaguar surpreendeu na dança com o Robozão e, com isso, a Equipe foi convidada para mais uma apresentação pela organização do evento. De acordo com a aluna e membro da Equipe Jaguar, Letícia Lima, ter ido à Game XP foi uma oportunidade de ouro e uma experiência incrível: “Jamais imaginei participar de um evento desse nível. Se não fosse pelo IFRJ, provavelmente não teria essa chance. As tecnologias que eu não conhecia, as palestras de empresas grandes e os projetos de inclusão que foram apresentados agregaram muito ao meu conhecimento”, comentou. Para Letícia, fazer parte do evento foi algo que marcou sua história. “Além da imensa carga de experiências positivas, estar lá e dividir os momentos com meus amigos de curso e da equipe e com o professor Helton, que sempre nos apoia, foi maravilhoso. Sou muito agradecida a todo mundo do Instituto que fez isso ser possível e real”, concluiu.

Vinicius Gandra, que também faz parte da Equipe Jaguar, foi palestrante e comentou sua experiência: “Foi incrível pois aprimorei meu nível acadêmico, pelas conversas que tive a oportunidade de ter com pessoas entrosadas sobre o assunto. Além disso, o lazer que o evento me proporcionou foi extremamente gratificante e prazeroso. Só tenho a agradecer por terem me oportunizado esse grande evento”, relatou. Para o estudante, a Game XP trouxe uma maior visibilidade para a Equipe: “Sem contar que a Equipe ganhou visibilidade, ganhamos seguidores, famosos reconheceram a Equipe e é incrível quando as pessoas aprovam o nosso trabalho”, concluiu.

A Game Experience proporcionou experiências imersivas através da perspectiva da tecnologia e ofereceu conteúdos que passam por aplicações práticas, conceitos e tecnologias como Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

Aluno do IFRJ Lenon Stelman (com microfone) no painel Tech Acessibilidade

da esq para dir: Igor Valpassos, Rodney Albuquerque, Roberta Coelho e reitor Rafael Almada

Robô da Equipe Jaguar e Robozão

Equipe do IFRJ foi prestigiar os alunos