Tributo à Música Popular Brasileira na EXPOCANP / SEMATEC

Tributo à Música Popular Brasileira no palco do auditório do campus Pinheiral

Alunos do campus Pinheiral realizaram o sarau “Música Popular Brasileira e Bossa Nova: tributo a Roberto Menescal”. A cantora Iracema Werneck interpretou sucessos do cantor, acompanhada do violonista Adriano Pinheiro. Durante o evento, os alunos ainda recitaram trechos de músicas de Menescal. O evento, que aconteceu no dia 3 de setembro, fez parte da programação da XX Exposição Acadêmica (EXPOCANP) da unidade e da II Semana Acadêmica e Tecnológica (SEMACT).

Para a cantora Iracema, a juventude precisa conhecer o que levou a música popular brasileira para o mundo. Já o violonista Adriano avaliou a importância da iniciativa: “O evento contribuiu para manter viva a música popular brasileira de raiz”, disse.

De acordo com o professor orientador da atividade, Carlos André Teixeira, a proposta da iniciativa foi divulgar uma expressão de grande valor para a cultura musical brasileira que foi e, continua sendo, a bossa-nova. “Já realizamos trabalhos e saraus sobre Vinícius de Moraes, João Gilberto, Tom Jobim e, nos próximos anos, valorizaremos outros cantores e compositores que foram membros dessa expressão musical”, contou.

Participaram da ação alunos dos cursos Técnicos em Agropecuária, em Meio Ambiente e em Informática. Para a integrante da atividade, Isadora Macedo, do 1º ano do curso Técnico em Agroindústria, o trabalho proporcionou crescimento cultural e a derrubada de barreiras da timidez, a partir da necessidade de se apresentar para o público e, ainda, a integração com alunos de outros cursos.

O discente do curso Técnico em Agroindústria, Flávio Daniel, participou do sarau como público. Segundo a avaliação do estudante, o evento foi um resgate cultural para os jovens.  O tributo contou, também, com a participação de visitantes externos. Segundo a moradora de Volta Redonda, Mônica Lima, atividades como essa enriquecem a bagagem cultural dos alunos e trazem um pouco da história da música brasileira: “Fiquei sabendo do evento através da minha amiga e logo aceitei o convite. Acho importante a instituição promover eventos como esse”, finalizou.