EXPOCANP / SEMATEC recebe exposição itinerante sobre animais peçonhentos vivos

alunos observam animais em caixas plásticas transparentes com supervisão do representante do IVB

A exposição itinerante “Animais Peçonhentos Vivos”, do Instituto Vital Brazil, propiciou ao público da II Semana Acadêmica e Tecnológica / XX Exposição Acadêmica do campus Pinheiral conhecer, de perto, cobras, escorpiões e aranhas. Além disso, profissionais do instituto apresentaram curiosidades sobre os animais e esclareceram dúvidas dos visitantes. A atividade aconteceu no dia 4 de setembro.

De acordo com Benedito Ambrósio, representante do Instituto Vital Brazil, a proposta tem objetivos diversos, dentre eles, esclarecer para o público como lidar com esses animais, conscientizando-os a não matarem. “É preciso explicar a importância dessas espécies”, afirmou. Júlia Lacerda, estudante do curso Técnico em Agropecuária, ressaltou: “Eu achei muito interessante essa exposição, bem legal, pois mostra quais atitudes devemos tomar caso esses animais apareçam na nossa frente”.

Segundo a professora de Biologia Sebastiana Silva a exposição no campus visa contribuir para evitar acidentes e oferecer orientações a respeito de primeiros socorros, em caso de ocorrências. “Essa exposição é extremamente importante para orientar e conscientizar, pois os alunos estão propensos a encontrar animais peçonhentos durante as aulas práticas”, avaliou. Destaca-se que o campus Pinheiral tem como sede uma fazenda.

O Instituto Vital Brazil é um laboratório do governo do Rio de Janeiro que produz medicamentos e soros contra picadas de cobras, aranhas e escorpiões. O órgão promove, também, trabalhos de educação ambiental. A exposição chegou ao campus Pinheiral por intermédio da Diretora de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, a médica veterinária, Rosângela Terra.