Campus Volta Redonda recebe a visita do RoadShow

visitantes da RoadShow conhecendo o auditório da unidade

O campus Volta Redonda recebeu o RoadShow, que consiste em um grupo de representantes de instituições de Ensino e empresas conhecendo outras instituições através de uma visita orientada, a fim de entenderem suas estruturas. Nessa visita, que aconteceu no dia 28 de agosto, os representantes compreenderam o diferencial do IFRJ, bem como todas as oportunidades ofertadas para a comunidade interna e externa. Estiveram presentes representantes da Federação da Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de outras instituições de Ensino.

O diretor-geral do campus, André Isnard, e sua equipe gestora apresentaram a história da unidade e de que forma ela atua no ensino da região. Os visitantes conheceram os laboratórios de Instrumentação e Automação Industrial, Eletrônica, Eletrotécnica e Metrologia. Os coordenadores dos cursos, junto com os monitores e técnicos dos laboratórios, explicaram o funcionamento dos equipamentos e os projetos feitos por alunos.

André Isnard compartilhou sua opinião sobre o evento: “O RoadShow foi uma excelente oportunidade para aproximar o campus das empresas do setor Metal-Mecânico da região. Essa aproximação com as empresas é importante porque abre a possibilidade de conseguir vagas de estágios para os nossos alunos dos cursos técnicos. Essa interação é bastante rica porque os cursos precisam estar sempre atualizados com o mundo do trabalho”, disse.

O coordenador do Centro de Integração Escola-Empresa do campus, Paulo Sérgio Neves, destacou a importância da união do setor produtivo com as instituições de Ensino da região: “De uma forma geral, o RoadShow proporcionou às empresas conhecerem e entenderem as expertises de cada local, para que seja criada uma parceria recíproca. A união das instituições é importante para somar forças em prol da educação da região Sul Fluminense”, concluiu.

Um dos assuntos mais abordados durante a visita foi a relação recíproca que as empresas da região precisam estabelecer com estudantes da unidade, proporcionando estágio de qualidade e uma relação mais próxima com os projetos criados pelos alunos. O RoadShow é uma proposta do Sistema Firjan, cujo objetivo é reunir instituições de Ensino e o grupo APL Metalmecânico. O evento acontecerá ao longo do mês em outras universidades e centros universitários da região.