Entrega de certificados do curso FIC em Gestão e Manejo de Águas

alunos concluintes posando com seus certificados para foto

Curso é fruto da parceria entre o IFRJ, a prefeitura de Paraty e Área de Proteção Ambiental de Cairuçu (APA)

Professores, servidores do IFRJ, representantes da Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu e membros da comunidade local se reuniram para a entrega de certificados para os concluintes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Gestão e Manejo de Águas. O evento aconteceu no dia 25 de agosto, das 14h às 18h, na Casa de Cultura, localizada no município de Paraty, no Rio de Janeiro.

O curso foi oferecido para os comunitários locais, incluindo indígenas, quilombolas e caiçaras a partir da pactuação feita com a prefeitura de Paraty, por meio da secretaria municipal de Educação e com a Área de Proteção Ambiental (APA). O curso, oferecido pelo IFRJ, foi ministrado pelo campus Rio de Janeiro.

A mesa solene foi composta pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade (PRODIN), José Arimathéa Oliveira; pela coordenadora-geral dos cursos FIC, Cintia Santos; pela coordenadora do curso FIC em Gestão e Manejo de Água, Rosangela Bezerra; pela chefe da APA de Cairuçu, Lilian Hangae; pelo vice-prefeito de Paraty, Luciano Vidal; pela secretária municipal de Educação, Eliane Tomé e pela professora Moníca Batista.

O curso começou a se estruturar a partir da assinatura, em 2017, do Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o IFRJ, a Prefeitura Municipal de Paraty e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO-APA Cairuçu). As aulas começaram em março de 2018, com quatro meses de duração e carga horária total de 168 horas, às sextas-feiras à noite e sábados nos turnos da manhã e tarde, na sede do ICMBio/APA Cairuçu.

Mesa solene

O objetivo do curso foi capacitar profissionais formados com conhecimentos técnicos sobre a análise da qualidade da água para consumo, saneamento e educação ambiental, além de capacitá-los para atuar no desenvolvimento de projetos de Extensão comunitários e de implementação de oportunidades de melhorias em Manejo e Gestão de Água, alinhados às questões sociais, culturais e de sustentabilidade. O projeto pedagógico e a matriz curricular, que foram produzidos pelas professoras Rosangela Bezerra (coordenadora-geral do curso) e Roseantony Bouhid (coordenadora-pedagógica do curso), foram aprovados pelo Conselho Acadêmico de Gestão.

Para a coordenadora-geral dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Cintia Santos, a criação do curso foi gratificante: “A criação do curso foi muito positiva pelo quantitativo de alunos inscritos e concluintes e, principalmente, pela sua função social. Através de uma conversa entre a professora Rosangela e alguns representantes da APA, viu-se a necessidade de verificar a questão do Rio Grande. Acredito que a partir dessa parceria, outras virão”, falou.

Para o concluinte, José Aldoir, ficou claro o envolvimento, capacitação e boa vontade de toda a equipe do IFRJ e o carinho do grupo de professores: “A turma era bastante heterogênea, composta por moradores tradicionais [caiçaras, quilombolas e índios] e os mestres souberam interagir com essa mescla de opiniões e saberes sem deixar de lado o conteúdo. Cada um de nós conseguiu colaborar com suas experiências locais”, disse.

José considerou como ponto alto do curso e de extrema valia, o desenvolvimento dos projetos que culminaram com produtos de utilidade para as comunidades envolvidas. Além disso, agradeceu todo esforço empregado para viabilizar essa empreitada. “E, acima de tudo, permanece o anseio da continuidade da presença do IFRJ entre nós”, finalizou.

No encerramento do evento, todos os presentes assistiram à apresentação do Coral da Aldeia Indígena Itaxim Paraty-Mirim, podendo assim, conhecer um pouco da cultura das comunidades tradicionais de Paraty.

Cacique da Aldeia Itaxim Paraty-Mirim, Eva Rete e a coordenadora do curso, Rosangela Bezerra

Coral da Aldeia Indígena Itaxim Paraty-Mirim