Torneio de xadrez reúne discentes e docentes do campus Volta Redonda

Mais uma atividade educativa reuniu os alunos do campus Volta Redonda, no dia 23 de junho, na quadra poliesportiva da unidade. O torneio escolar teve o objetivo de incrementar o xadrez no campus, criar um núcleo a fim de envolver os estudantes para desenvolver a prática do xadrez e, também, estabelecer um ranking interno, para que possam ser montadas equipes de competição que representarão a unidade em eventos futuros.

O professor Péricles Guedes foi responsável pelo evento com a colaboração dos professores Ayrton Costa, Jorge Ricardo Leal e Marcelo Paraíso. Péricles contou sobre os benefícios que o xadrez pode proporcionar aos praticantes. “A competição saudável propicia uma postura que pode trazer benefícios no dia a dia do praticante de xadrez, tais como disciplina, organização, planejamento, raciocínio lógico, respeito ao próximo, encarar as derrotas como oportunidade de aprimoramento, dentre outros”, disse.

Essa foi a primeira competição e serviu para definir um ranking para os próximos torneios. Os ganhadores foram premiados com medalhas de primeiro e segundo lugar. Desta vez, o campeão foi o aluno do curso de Licenciatura em Matemática, Robson Mendes, já o vice-campeão foi o aluno do mesmo curso, Mateus Teixeira. No terceiro lugar ficou Elian Carlos, aluno do curso Técnico em Automação Industrial. A melhor colocação feminina foi para a aluna Natália Cassiano, também do curso Técnico em Automação Industrial.

O jogo de xadrez é também considerado um esporte. O professor responsável ainda frisou que o exercício propicia aos jovens e adolescentes melhoria de concentração, memória, bem como o processo de tomada de decisões. Segundo Péricles, o jogo também auxilia no aprendizado de “experiências em torneios de xadrez, respeito ao próximo e espírito de competição”, concluiu.