Justificativa

A Baixada Fluminense, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, com uma população estimada em 3.358.000 de habitantes, vem desde a década dos anos 90 desconstruindo esta concepção negativa de ser apenas “cidade-dormitório” - síntese da carência de serviços públicos básicos – é por meio de ações econômicas, culturais e sociais que um outro olhar esta  sendo  construído  sobre  este espaço geográfico.  A realização do FLIDAM - Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti vem de encontro com essa perspectiva ao promover mais uma ação de grande significado e dimensão cultural para a região, que conta com um grande percentual de população afro-brasileira em seus municípios.  Sendo uma ação aprovada pelo Conselho Acadêmico de Extensão do IFRJ e apoiada pelos NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Rio de Janeiro nos campi de Eng. Paulo de Frontin, Duque de Caxias, Nilópolis e Pinheiral, apoiada pela COGED - Coordenação Geral de Diversidades da PROEX - Pró-Reitoria de Extensão. O festival contribui para o debate e reflexões de temas relevantes sobre a História e Cultura Afro-Brasileira com o público.

Com uma população de 458.673 habitantes, distribuídos por pouco mais de 35 km², dados IBGE 2010, São João de Meriti é considerado o “formigueiro das Américas” e receberá um novo Campus do IFRJ através da expansão da rede promovida pelo governo federal através do PRONATEC, e possui uma das maiores densidades demográficas do continente, sendo uma cidade que possui mais de 50% de sua população formada por afrodescendentes.

Tendo em vista a necessidade de desenvolvimento de uma política nacional de integração entre as áreas de Educação e Cultura, e considerando a urgência em promover o reconhecimento das artes e saberes culturais como campos de conhecimento, o IFRJ, em parceria com a PMSJM - Prefeitura de São João de Meriti e a ALASJM - Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, com apoio da SEPPIR - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, propõe o presente festival literário.