Mercado de trabalho em pauta

palestra no auditório do campus Volta Redonda

Campus Volta Redonda realiza palestra em parceria com o CIEE

O campus Volta Redonda recebeu a supervisora Sul Fluminense do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Barra Mansa, Cassia Freitas, para ministrar a palestra intitulada “Mercado de trabalho e postura profissional”. O evento aconteceu no auditório do campus e reuniu servidores e alunos da unidade, no dia 15 de junho. A palestrante transmitiu ao público quais são as diferentes formas de postura profissional e o comportamento ideal que o candidato precisa ter diante da entrevista, bem como os cuidados necessários em sua apresentação pessoal.

O evento foi uma proposta da Coordenação de Integração Empresa-Escola (COIEE), representada pelo servidor Paulo Sérgio Neves. Ele compartilhou a respeito da iniciativa: “Essa palestra foi importante na medida em que os alunos não têm experiência nem vivência em empresas. Muitas vezes, dentro das experiências profissionais, você não só precisa desenvolver seu conhecimento técnico sobre o assunto, mas saber gerir e lidar com pessoas é fundamental. A postura profissional está inserida em suas habilidades laborais”, frisou.

Cassia Freitas fez apontamentos fundamentais para que o candidato se comporte da melhor maneira e surpreenda os responsáveis pela vaga. “A gente percebe que o jovem tem potencial, às vezes o coeficiente de rendimento é bom, mas por falta de experiência e orientação acaba por pecar em alguns aspectos durante o processo seletivo. Costumamos fazer palestras sobre elaboração de currículo, postura profissional e como passar por um processo seletivo com êxito, esses são os itens que mais reprovam o candidato”, declarou a palestrante. Ela também abordou que é preciso que o candidato perceba a diferença das atividades do dia a dia em relação a uma entrevista, já que o ambiente muda. “A forma de se apresentar na empresa importa muito, os gestos, a postura e a linguagem que utiliza vai fazer a diferença durante o processo”, concluiu.