Gênero em discussão

A palestra ‘Mulheres e violência’ deu início ao Ciclo de Discussões sobre Gênero, evento promovido pelo NEG (Núcleo de Estudos de Gênero) nessa segunda-feira, 4, no auditório do campus Volta Redonda.  A convidada desse primeiro encontro foi Carolina de Freitas da Cunha, assessora jurídica da SMAC (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) de Volta Redonda e doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense.

O evento reuniu estudantes do ensino médio e graduação, além de professores, os quais promoveram um debate sobre as questões de gênero que, segundo os organizadores, precisam ser abordadas no ambiente escolar e acadêmico. “Dentro do espaço da sala de aula, existe a limitação de tempo, programa, mas sempre aproveito para ampliar os horizontes dentro de questões que são importantes para a formação da opinião. Por isso, encontro alternativas como: filmes, livros e textos que podem iniciar um diálogo”, contou a professora convidada.

Carolina também apontou que a escola precisa formar alunos que consigam pensar e formular suas opiniões a partir do conhecimento adquirido em sala de aula e outros lugares. “Estamos acostumados com escolas e universidades que formam os alunos para o mercado de trabalho e não como pessoas que possuem uma capacidade criativa. É preciso desconstruir esse pensamento e fazer uma educação para libertar e não aprisionar”, concluiu.

A aluna Janine Avellar, do sétimo período de Automação Industrial e integrante do NEG, compartilhou a experiência de participar da palestra. “Foi uma consolidação do que já temos trabalhado com textos e livros sobre o assunto e, também, acrescentou muito a abordagem histórica que ela apresentou, como é o papel da mulher hoje e o posicionamento de vulnerabilidade, até essa culpabilização da vítima foi importante para entender o cenário atual”, apontou Janine.