Processos seletivos para os Cursos Técnicos

Cursos Integrados

Os Cursos Integrados são voltados para quem deseja cursar o Ensino Médio juntamente com a Educação Profissional em uma única matriz curricular no IFRJ. A duração dos cursos pode variar, podendo ser de 3 anos a 4 anos, tendo suas aulas ministradas, preferencialmente, em apenas um turno. Ao final do curso, o aluno receberá o certificado único, referente aos Ensinos Médio e Técnico.

Cursos Concomitantes/Subsequentes

Os Cursos Técnicos Concomitantes / Subsequentes são voltados para quem já concluiu o Ensino Médio, ou o está cursando em outra Instituição de Ensino. Os cursos podem ter duração de 1 ano e meio a 3 anos. Ao final do curso, o aluno obterá o Diploma do Curso Técnico correspondente, desde que tenha concluído o Ensino Médio.

Curso de Educação de Jovens e Adultos

Os cursos técnicos de EJA são voltados para jovens e adultos com idade mínima de 18 anos completos na data da matrícula. O aluno fará o Ensino Médio e o Curso Técnico de forma integrada e os cursos têm duração de 3 anos.