IFRJ participa de Programa Células Empreendedoras Institutos Federais 2018

Cartaz divulgando a live de lançamento, no qual aparecem ícones de curtir, amei e outras reações do facebook

O IFRJ é uma das seis instituições participantes, em 2018, da implantação da metodologia Células Empreendedoras. Coordenado nacionalmente pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o projeto será lançado no dia 10 de abril, às 19h, no Teatro do IFG - campus Goiânia, com transmissão da abertura ao vivo pelo Facebook. Além do IFRJ e do IFG, a metodologia será realizada em mais quatro institutos federais do Brasil: Paraná (IFPR), Rondônia (IFRO), Paraíba (IFPB) e Pernambuco (IFPE).

Uma Célula Empreendedora é um grupo de jovens – no caso, estudantes do Instituto e demais participantes – orientados ou não por professores/mentores, que por meio das mídias sociais e de um ecossistema de ações de fomento à criatividade, são incentivados a terem mais autonomia e um espírito empreendedor, voltado para a criação de ações de desenvolvimento social, que consiga dar conta de problemas e questões que afligem o dia a dia das cidades e das comunidades regionais.

Continuação do cartaz acima, com hora e link para acesso.

Em parceria com empresas e incubadoras, os alunos terão oportunidade de criar projetos inovadores e, além disso, executarem esses projetos com a criação de pequenas empresas ou startups (grupo de pessoas que possui uma ideia de negócio viável, que pode tornar-se um pequeno empreendimento de baixíssimo custo, com espaço compartilhado de trabalho, utilização de moedas virtuais etc). Essas empresas terão que desenvolver ações de cunho social, voltadas para a resolução de problemas das cidades e regiões onde estão inseridas – como trânsito e meio ambiente – e a criação de ações de sustentabilidade, inclusão e acessibilidade, por exemplo.

No IFRJ, o programa Células Empreendedoras terá encontro presencial de educadores empreendedores no dia 25 de junho e a uma maratona que acontecerá de 26 a 29 de junho no IFRJ - campus Paracambi.

Com informações do IFG