Acolhimento e integração no estilo IFRJ

Os novos calouros do campus Rio de Janeiro foram recebidos com uma série de atividades, além de palestras. Professores, coordenadores e alunos veteranos se empenharam para promover a integração desde o primeiro contato com a instituição. O acolhimento ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro.

No primeiro dia, os alunos novos foram reunidos no auditório e assistiram às palestras com as direções do campus e a apresentação do ciclo básico e Coordenação Técnica Pedagógica (COTP), sem contar com o carinho dos antigos estudantes que, através do Grêmio e do Conselho de Alunos Representantes de Turma, CART, deixaram os calouros muito à vontade para o tour que aconteceu após as apresentações. Todos tiveram a oportunidade de conhecer a unidade.

No segundo dia, as atenções foram voltadas para o Serviço de Saúde, SERSA, para a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público, CISSP, além da apresentação das coordenações dos cursos.

No dia 21, os alunos participaram de uma gincana organizada pelo Grêmio Estudantil do Instituto. Hiro Takahashi, 14 anos, é ingressante do curso técnico em Meio Ambiente e falou um pouco sobre a gincana: “gostei bastante porque pude conhecer muitos veteranos e é legal o fato de conseguir me enturmar com pessoas mais velhas, além das pessoas da minha idade”. Ele também falou sobre a importância de todos os cursos terem participado da grande acolhida.

Mia Moura é aluna do 3° período de Farmácia e disse que o bom da gincana é que os grupos não são divididos por curso, turno ou amizades, todos ficam juntos. “Quando eu entrei no IF, fiz alguns amigos do meu curso no tour pela escola no primeiro dia. Na gincana não ficamos juntos nas atividades, então acabei conhecendo bastante gente, inclusive de outros turnos e nos falamos até hoje pelos corredores”.

A importância dessa recepção dos calouros é justamente estreitar essa relação dos veteranos com os novos alunos, segundo Ana Cecília, 17 anos. Ela cursa o 7° período de Biotecnologia e já participa da terceira gincana como veterana. Apesar da experiência com o acolhimento, a estudante afirma que todos são diferentes porque são sempre pessoas novas e o início de um novo ciclo é gratificante. “É um momento em que você pode conhecer melhor o calouro e eles realmente lembram de você depois. Tem o tour, a gincana, nós vamos criando laços. Eu gostei muito do meu acolhimento e do que a escola me proporcionou, então eu tento fazer o melhor por eles e passar tudo que aprendi também”, contou Ana.

A expectativa e ansiedade pelo início das aulas eram visíveis nos olhos da Maria Clara, de 14 anos. Ela iniciará o curso de Biotecnologia e espera absorver todo o possível de Biologia. “A escola é como eu imaginava e meu curso tem ligação com a faculdade que eu quero, estou muito animada”, disse ela.

O IFRJ segue de portas abertas para os novos alunos, tendo sempre como principal objetivo formar pessoas e profissionais cada vez mais capacitados para o futuro.

No dia 3 de março, sábado, ocorrerá uma reunião com as direções do campus (Geral, Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação) e as coordenações responsáveis por este segmento. Esta reunião é direcionada exclusivamente aos responsáveis dos novos alunos do Técnico e irá acontecer às 9 horas da manhã, no auditório (1° andar) do campus Rio de Janeiro.