Campus Pinheiral realiza encontro sobre alimentação saudável

Palestrante Virginia da Matta falou sobre consumo de frutas e hortaliças

O campus Pinheiral realizou no dia 13 de dezembro um encontro para promover o debate sobre a relação de alimentos e bebidas consumidos diariamente – como frutas, hortaliças e café – e a saúde das pessoas. O evento contou com palestra de pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ).

Foram ministradas duas palestras: “Consumo de frutas e hortaliças para uma alimentação saudável”, com a doutora Virgínia da Matta e “Café e saúde”, ministrada pelo doutor Otniel Freitas Silva. O evento contou com a participação da comunidade, de estudantes de Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda, de ex-alunos do curso técnico em Agroindústria, além de servidores da unidade. Os pesquisadores integram a equipe do projeto “Investir na saúde dos jovens visando a melhoria da qualidade de vida: um estímulo para a redução do consumo de açúcar, sódio e gordura por meio da informação qualificada”.

A palestrante Virginia ressaltou a importância de tratar o tema dentro do colégio. “Nosso trabalho tem sido comunicar a população que fica perdida em meio a tanta informação disponível hoje em dia”, explicou. Ainda de acordo com a pesquisadora, o consumo de açúcar, sódio e gordura está alto em todo o mundo, mas as pessoas têm se preocupado com a saúde. “Elas estão indo atrás de informação, e nós temos que dar essas informações e com qualidade”, apontou.

Para Julia Oliveira, professora da área de Agroindústria e organizadora do evento, o debate foi muito proveitoso. “Encontros com o tema de alimentação e saúde chamam atenção da população pois é algo que todos querem saber”.

O Ciclo de Palestras "Alimentação e Saúde" faz parte do projeto 'Investir na saúde dos jovens visando a melhoria da qualidade de vida: um estímulo para a redução do consumo de açúcar, sódio e gordura por meio da informação qualificada" que foi contemplado em edital da FAPERJ e é uma parceria entre a EMBRAPA, IFRJ campus Pinheiral e o Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR).