Secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC visita o IFRJ

Foto do professor Paulo Assis, e pelos pró-reitores de Administração, Miguel Terra; Ensino Médio e Técnico, Helena Torquilho; Desenvolvimento e Expansão, Marcos Clivatti; pelo diretor-geral do campus (em implantação) Belford Roxo, Fábio Silva; pela pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Cassia Lisboa e pelo pró-reitor adjunto de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Daniel Palma em visita da secretária do MEC Eline Neves.

O IFRJ recebeu a visita da secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Neves Braga Nascimento, na tarde de ontem, 21 de novembro. A secretária foi recebida no gabinete pelo reitor do IFRJ, professor Paulo Assis, e pelos pró-reitores de Administração, Miguel Terra; Ensino Médio e Técnico, Helena Torquilho; Desenvolvimento e Expansão, Marcos Clivatti; pelo diretor-geral do campus (em implantação) Belford Roxo, Fábio Silva; pela pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Cassia Lisboa e pelo pró-reitor adjunto de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Daniel Palma.

Na reunião, a representante do MEC falou do seu trabalho à frente da Secretaria, das visitas que vem fazendo às instituições e disse que sabe das dificuldades existentes, mas não faltará empenho para assegurar a qualidade na Educação. “Cheguei em outubro e estou fazendo essas visitas para conhecer melhor a realidade, dialogar com os gestores, ouvir críticas, sugestões, e explicar também que nosso esforço tem o intuito de melhorar a Educação”. Eline também falou da situação dos institutos. “Sei das dificuldades, das demandas diversas nas 644 unidades. No entanto, vivemos uma situação difícil, mais do que nunca é preciso cuidar das prioridades. Para se ter uma ideia da nossa disposição, estamos viabilizando cerca de 100% da verba de custeio, isso é algo que não acontecia desde 2014, e 50% da verba de investimento”.

Eline teve a oportunidade de participar de uma reunião da Assistência Estudantil, ao lado do reitor e da Diretora da DIRAE, Tânia Almenara. No contato direto com representantes de alunos dos campi do IFRJ, a secretária aproveitou a oportunidade para ouvir as reinvindicações a respeito de questões fundamentais para os discentes, como alimentação e transporte. O momento das ocupações teve prioridade na conversa. Eline ouviu o relato de alunos de alguns campi ocupados, que reforçaram os motivos do movimento e relataram as dificuldades em algumas regiões, como Realengo.

Foto da reunião realizada com a assistência estudantil.

O cenário de indefinição em relação ao assunto acabou gerando recentemente um mal-entendido na mídia, logo esclarecido pela secretária. “Aproveito para garantir a vocês que a preocupação do MEC é com a segurança dos alunos que estão no movimento. A recente portaria do MEC teve o objetivo, não de punir ou querer saber o nome dos alunos que estão ocupando as unidades, mas de pessoas estranhas à instituição e ao próprio movimento, e que de alguma forma pode comprometer até os objetivos defendidos por vocês”. O reitor Paulo Assis aproveitou para elogiar os alunos, que mesmo nas ocupações estão tomando o cuidado com o patrimônio público.

Foto do reitor Paulo Assis e da secretária do MEC Eline Neves em visita ao campus Rio de Janeiro.

A secretária ainda visitou o campus Rio de janeiro, conversou com a diretora-geral, Florinda Cersósimo e visitou as instalações e alguns laboratórios.