Esteróides anabolizantes no ensino de Química

Amanda Costa palestrando

Qual o melhor caminho para adquirir músculos rapidamente: dedicação nos exercícios ou remédios? Essa foi uma das dúvidas, muito comuns aos jovens, que Amanda Costa, atleta e professora de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esclareceu para os alunos no auditório do campus Nilópolis, no dia 9 de outubro.

A falta de experiência e de conhecimento leva muitos jovens a tomarem remédios que, supostamente, os ajudariam a desenvolverem os músculos com pouco esforço. Mas, na maioria dos casos, esses medicamentos só causam problemas. Preocupados com esta possibilidade, os pais de alunos que passam muito tempo nas academias acabam procurando a ajuda da professora Amanda. Para ela, deve haver um meio termo, onde o jovem cuide do seu corpo, mas não viva em função disso.

Os esteroides anabolizantes têm seus efeitos colaterais e, sendo assim, deve haver o acompanhamento médico e a prescrição dos mesmos. Outra questão é que muitos são vendidos em “mercados negros”, acarretando em problemas sérios. “O esclarecimento sobre essa venda ilegal é importante, pois muitas dessas substâncias vendidas sem receita são falsas e produzidas em laboratórios clandestinos, acarretando um risco ainda maior a saúde”, ressaltou a professora.

Após a palestra, uma sessão de debate foi aberta, onde os discentes puderam saciar sua curiosidade sobre esteroides e medicamentos similares e quais os melhores métodos para desenvolverem músculos de forma mais rápida e eficiente.