Professores por quatro dias

Grupo Recombina posando para foto

O segundo dia da XXXVII Semana da Química continuou empolgando estudantes, professores e visitantes. Na terça-feira, dia 17 de outubro, o campus Rio de Janeiro recebeu palestras, atividades artísticas e a XI Jornada da Pós-graduação em Ensino de Ciências. Além disso, foram iniciadas as apresentações dos projetos discentes, expostas no hall de entrada e pelas diversas salas da Instituição. Ao todo, são 32 trabalhos feitos por alunos dos cursos técnicos e da graduação, que ficarão disponíveis para visitas até sexta-feira, dia 20.

Cada grupo tem um tema diferente com características particulares, mas também possuem, pelo menos, um objetivo comum: transmitir para a comunidade o conhecimento que adquiriram ao longo das aulas ou de atividades extracurriculares. Avaliadores internos e externos estarão presentes em todos os trabalhos e na sexta-feira, dia 20 de outubro, haverá a premiação do primeiro, segundo e terceiro lugares, além do anúncio do vencedor pelo júri popular.

Os discentes Sabrina Porto, Rhaíssa Santos, Victor Belém, Mateus Belém, Rosilene Ferreira, Lucas Ribeiro, Marcelo Augusto e Isabela Mendonça, do 7º período de Meio Ambiente, e Jean Azanha, do 4º período de Alimentos, se mostram empolgados por poder falar sobre um assunto sério que consideram um alerta para a sociedade. Eles participam do projeto “Grandes Acidentes em Plantas Químicas – Bhopal, Canal Love e outros casos”, que apresenta os casos de um canal em que foram jogados resíduos tóxicos; de um inseticida muito usado, mas que é comprovadamente cancerígeno; e de Bhopal, cidade da Índia onde ocorreu um acidente em uma indústria química, que resultou no vazamento de um produto tóxico letal.

Grupo Canal Love e outros casos

Com uma abordagem diferente, o grupo responsável pelo trabalho intitulado “Uma breve história da fotografia” conta um pouco sobre o início da arte de tirar fotos e como funcionavam as máquinas antigas. Os integrantes Flávia Myllena da Silva e Letícia do Nascimento, respectivamente do 3º e 4º período de Alimentos, Luma Gomes do 5º período de Meio Ambiente e João Pedro Marques, do 4º período de Biotecnologia, esperam conseguir mostrar que a fotografia é muito mais do que uma “selfie”, pois, segundo os discentes, nem todos têm a ideia do quão extensa é essa área e quanta coisa se pode explorar dentro dela.

Já “A Experiência 'Recombina': Criação da Primeira Empresa Júnior do IFRJ – Campus Rio de Janeiro” expõe a importância do empreendedorismo e da inovação, além de explicar como nasceu a empresa júnior do campus e como ela e outras do Brasil funcionam. A apresentação é feita através de um teatro lúdico, que conta até com a “presença” do anjo e do diabo. O projeto é composto pelos alunos da graduação em Ciências Biológicas – 2º ao 7º período -, Maira Lopes, Aylton Vieira, Bruna Ramos, Daniela Torres, Gabriel Lysias, Gabriel Morais, Hiam Rodrigo Arruda, Igor Noronha, Juliana Nascimento, Lauro Lima, Pablo Saldanha, Pedro Barcelos e Stefany Cristine Rodrigues