Logo IFRJ

IV Seminário em Inovação e Tecnologia na área de Alimentos - SITA

O campus Rio de Janeiro recebeu, nos dias 06 e 07 de outubro, o IV Seminário em Inovação e Tecnologia na área de Alimentos. Na mesa de abertura estavam presentes, a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Mira Wengert, a diretora geral do campus Rio de Janeiro profª. Florinda do Nascimento Cersósimo, o diretor de Ensino do campus Rio de Janeiro prof. Daniel Pais Pires Vieira e a coordenadora de Pesquisa e Inovação, Renata Raices.

 

No primeiro dia, o evento começou com o painel “Inovação e Segurança de Alimentos” e contou com as palestras: “Microbiologia Preditiva em Alimentos” da Drª. Verônica Alvarenga (UNICAMP), “Atualidades em Segurança de Alimentos” da Drª. Luciana Maria Ramires Esper (UFF), “Inovação e Propriedade Intelectual na área de Segurança de Alimentos” do Dr. Marcus Lívio Varella Coelho (INPI) e “Atualidades em microbiologia” do Dr. Marco Antônio Lemos Miguel (UFRJ).

 

No segundo painel do dia, intitulado “Novas Tecnologias no Processamento de alimentos” foram apresentadas as seguintes palestras: “Alta Pressão no Processamento de Alimentos” do Dr. Marcelo Cristianini (UNICAMP), “Micro-ondas no Processamento de Alimentos” da Drª. Carmen Tadini (USP), “Aquecimento ôhmico no Processamento de Alimentos” da Drª. Ligia Damasceno Ferreira Marczak (UFRGS) e “Plasma a Frio no Processamento de Alimentos” da Drª. Sueli Rodrigues (UFCE).

 

“Perspectivas Inovadoras na Industria de Alimentos” foi o último painel do dia com as apresentações: “Inovação na Indústria de Refrigerantes e Sucos” da M.Sc. Andressa Souza Lopes (Andina – RJ Refrescos) e “Desenvolvimentos Inovador de Produtos Alimentícios” da Srª. Roberta Morena de Mattos (Assistente do Sistema de Gestão da Qualidade de Ingredion Brasil Ingredientes Industriais Ltda – RJ).

 

No segundo dia, a abertura foi realizada pela Drª. Maria Angela de Almeida Meirelles (UNICAMP) – coordenadora da área de Ciência de Alimentos da CAPES e pela Drª. Luiza Helena Meller da Silva (UFPA) – coordenadora adjunta de Mestrados Profissionais da Área de Ciência de Alimentos da CAPES. Durante a tarde foi realizada uma reunião dos coordenadores dos mestrados profissionais da Área de Alimentos. No final do evento foi feita uma discussão que teve como tema: “O Mestrado Profissional na área de Ciência de Alimentos e os desafios para a Inovação”.

 

A organizadora do evento e professora do curso de Alimentos Márcia Cristina da Silva destaca a importância do evento para os alunos e para o Instituto. “O evento traz profissionais e pesquisadores para falarem sobre as atualidades na área de alimentos em relação à inovação e tecnologia. Com essas palestras, os alunos vão aprender sobre novas técnicas e tecnologias, além de conhecer tudo que tem de mais novo na área”.

 

Mesa de abertura do evento realizado no auditório do campus Rio de Janeiro

           Mesa de abertura do IV SITA

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS