II SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO IFRJ

No dia 14 de outubro de 2015, das 09 às 17 horas, será realizado no campus Nilópolis o II Seminário de Avaliação Institucional do IFRJ. Este encontro, que dá continuidade às ações de capacitação do grupo que atuará no ciclo 2015-2017, contará com a participação do economista Everton Wirbitzki da Silveira, membro da CPA da Universidade Federal de Goiás (UFG). A temática deste encontro será "Planejamento da Comissão Própria de Avaliação".

I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO IFRJ

Na próxima semana, nos dias 25 e 26 de agosto de 2015, será realizado no campus Nilópolis o I Seminário de Avaliação Institucional do IFRJ. Este encontro, uma das primeiras ações de capacitação do grupo que atuará no ciclo 2015-2017, contará com a participação da Profa. Dra. Eula Maria de Melo Barcelos Costa, que atua na CPA da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde serão abordados os seguintes pontos:

•    Contextualização Histórica da Avaliação Institucional;
  •    Bases Legais da Avaliação Institucional;
  •    Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes;
  •    Componentes do Sinaes;
  •    Comissão Própria de Avaliação Institucional - CPA;
  •    Instrumentos de Avaliação Externa;
  •    Instrumentos de Avaliação Interna.

PARTICIPAÇÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO PROCESSO DE RECREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL

Em 12/08/2015, o IFRJ recebeu a equipe de Avaliadores do INEP no primeiro dia de visitas para o Recredenciamento Institucional. Os membros da CPA Leonardo Brasil (campus Paracambi) e André Bispo (campus Mesquita) acompanharam a visita dos avaliadores aos campi Realengo, Nilópolis e Rio de Janeiro.

No final do dia, foi realizada no campus Rio de Janeiro a reunião da CPA junto aos avaliadores do INEP. No decorrer do encontro, os membros da CPA tiveram a oportunidade de pontuar as ações realizadas até o momento pelas comissões anteriores, bem como sinalizar expectativas no que diz respeito aos processos de autoavaliação institucional para os próximos dois anos.

Este momento também foi oportuno para o compartilhamento de experiências, a partir dos apontamentos realizados pelos avaliadores, que muito contribuirão para a melhorias das atividades de autoavaliação institucional.

FORMALIZADA A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA - 2015/2017) EM 23/07/2015

Em 23/07/2015, ocorreu na Reitoria a posse das Comissões Setoriais de Avaliação e formalização da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFRJ, para o biênio 2015-2017.

Os novos componentes foram recebidos pelo Magnífico Reitor, Prof. Paulo Assis, em reunião coordenada pelo Diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão, Prof. Marcos Freitag, e pelo Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Hudson Silva.

Foram designados como Coordenadores pro tempore da CPA os servidores Leonardo Silva (campus Paracambi) e Priscila Bentin (PROGRAD/Reitoria).

A próxima reunião da CPA será realizada, extraordinariamente, no dia 31/07/2015, às 09horas, na sala de reuniões da Reitoria.