Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia: coordenadoras apresentam programa a servidores

A coordenadora do curso, Beatriz Villardi, explicou as características de um mestrado profissional

Candidatos ao Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE), oferecido em parceria do IFRJ com a UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), conheceram nesta quarta-feira, 20, detalhes do programa e das características do curso. As professoras Beatriz Villardi, coordenadora do programa, e Flávia Galindo, vice-coordenadora, estiveram no auditório da Reitoria-Centro para explicar a estrutura e o funcionamento do curso e responder dúvidas dos candidatos.

O programa – cujo processo seletivo recebe inscrições só até o próximo dia 29 de setembro – oferece até 15 vagas exclusivas para servidores do IFRJ. Ao longo de dois anos, os alunos cursarão disciplinas presenciais e, com a parceria de um orientador, desenvolverão uma pesquisa voltada à solução de um problema organizacional.

Esta será a segunda turma do programa formada a partir do convênio. O primeiro grupo de servidores, selecionado em 2016, agora se prepara para encaminhar os projetos à fase de qualificação, etapa anterior à escrita definitiva e entrega do trabalho final do curso, que deve acontecer no fim de 2018.

'Aluno vivencia o que está estudando', diz coordenadora

Durante a conversa, Beatriz Villardi explicou diferenças práticas e conceituais entre a pós-graduação lato sensu (especialização) e a stricto sensu, que inclui as modalidades profissional e acadêmica.

O mestrado profissional, ela pontuou, é dirigido à formação de profissionais com habilidade para pesquisa, desenvolvimento e inovação no mercado de trabalho. Assim, o aluno se dedica a investigar e a procurar resoluções para problemáticas concretas do seu contexto profissional. No programa do MPGE, os alunos optam por duas linhas de pesquisa: “Gestão de Processos, Projetos e Tecnologias” e “Estratégias Inovadoras para Organizações Públicas e Privadas”.

No caso do convênio entre o IFRJ e a UFRRJ, os alunos propõem projetos relacionados a questões organizacionais do Instituto. “O aluno vivencia o que está pesquisando”, diz a professora Villardi.

A professora Flávia Galindo
Flávia Galindo

As inscrições para o processo seletivo terminam no próximo dia 29 de setembro. Uma das exigências é a apresentação, no ato da inscrição, de um pré-projeto de pesquisa que apresente uma demanda organizacional e potencial de ser aplicado na instituição. Todos os projetos devem ter sintonia com algum dos 11 eixos temáticos das linhas de pesquisa do MPGE.

O processo seletivo inclui ainda prova de raciocínio lógico, matemático e de compreensão de textos em inglês e português. Além de terem seus pré-projetos avaliados, os candidatos passarão por uma arguição oral.

Para mais informações, consulte o edital na página https://servicos.ufrrj.br/concursos/.