IFRJ e Academia Militar avançam diálogo sobre parceria institucional

Representantes do IFRJ, da esq. para a dir.: Miguel Terra (4º), Paulo Assis (5º), Alda Maciel (6º) e Marcos Freitag (7º). Encontro reuniu dirigentes do Instituto e oficiais da AMAN

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) iniciaram uma aproximação para cooperação institucional durante visita de comitiva da reitoria à sede da Academia, no último dia 5 de setembro, no município de Resende.

O reitor Paulo Assis - acompanhado pelo pró-reitor Miguel Terra (PROAD), pelo diretor Marcos Freitag (DiEx) e pela diretora do campus Resende, Alda Maciel – foi recebido pelo general Costa Neves, comandante da AMAN, e por um grupo de oficiais. Eles conversaram sobre as possibilidades de cooperação entre as instituições em suas áreas de atuação e expertise.

“O cerne da nossa parceria, além das reuniões de prospecção para levantar afinidades, é estar mais perto da comunidade. Tanto o Exército quanto o Instituto Federal têm um compromisso com a sociedade”, disse o reitor, que destacou a possibilidade de formatação de novos cursos e também de parcerias nas áreas de pesquisa e extensão.

A AMAN é responsável por formar os oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro. A grade curricular inclui disciplinas ligadas às ciências militares, exatas e humanas. Ao final do curso, o cadete é declarado aspirante a oficial e recebe o diploma de bacharel em Ciências Militares.

O general Costa Neves conversa com o reitor Paulo Assis e o pró-reitor Miguel Terra

Novas reuniões definirão acordo

A ideia da visita, agendada pelo campus Resende, foi mapear ações conjuntas entre o IFRJ e a AMAN, que fica a cerca de 3 km do campus. No encontro, foram apresentadas a história e as áreas de atuação do Instituto Federal e da Academia.

A parceria já vem sendo ensaiada desde a implantação do campus. As instalações da unidade serviram como base, já em 2016, para a tradicional Regata do Curso de Engenharia da AMAN. Em 2017, professores do campus Resende ministraram a disciplina “Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde" para cadetes do quarto ano. Durante a Semana Acadêmica do campus, a Academia disponibilizou uma tenda para palestras e mesas-redondas. No processo de planejamento estratégico do Instituto, também neste ano, três coronéis da AMAN participaram como membros da comunidade externa no Fórum de Gestão do campus.

Para que seja firmado o acordo, serão realizadas reuniões de planejamento nas próximas semanas. “O objetivo é conversar novamente sobre os interesses comuns da AMAN e do IFRJ e traçar as demandas das duas instituições, em termos de ensino, pesquisa e extensão”, diz a professora Alda Maciel.

O reitor conheceu as instalações da AMAN, como o museu da Academia
Dirigentes do IFRJ conheceram as instalações da AMAN, como o museu da Academia