VII Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação

O campus Nilópolis recebeu o Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação (SEMIJAIRE) em seu segundo dia de atividades. O evento, que aconteceu nos dias 29 e 30, teve como objetivo promover diálogos entre representantes de movimentos sociais, alunos e professores, a respeito das ações e políticas para proporcionar a igualdade ambiental e racial. O primeiro dia do seminário foi realizado na Universidade Unigranrio, no município de Duque de Caxias.

Em sua sétima edição, o evento abordou o tema “Saneamento e Justiça Ambiental na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara”. O evento é uma parceria entre o Grupo de Pesquisa, Educação, Natureza e Sociedade (PENSO/CNPq), do Programa de Pós-graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Unigranrio, entre o campus Nilópolis (IFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O professor de Sociologia da Educação do campus Nilópolis, Alexandre Bonfim, destacou a importância do evento: “É necessário mostrar como a questão ambiental é bem mais do que a proposta comportamental do ecologicamente correto. Pois não se trata apenas de cada um fazer sua parte, mas de mostrar o conflito de interesses que há em torno da relação do homem com o meio ambiente”, comentou Alexandre.

A proposta dos debates realizados durante o evento foi promover uma outra visão sobre o tema. “As questões sobre meio ambiente, igualdade e educação são, ou deveriam ser, de interesse de toda a sociedade”, concluiu o professor de Sociologia.

A programação promoveu um dia repleto de atividades. No decorrer do dia, o público pôde participar de mesas redondas, oficinas, conferências e comunicações orais.