Logo IFRJ

Cursos de graduação do IFRJ ganham 4 estrelas na avaliação do Guia do Estudante

 
Os especialistas do Guia do Estudante, da Editora Abril, o mais antigo catálogo de cursos e informações profissionais do país, avaliaram dez cursos de graduação do IFRJ (Licenciatura e Bacharelado) e todos lograram êxito recebendo conceito 3 ou 4 estrelas.
 
O Guia do Estudante avalia os cursos de bacharelado e de licenciatura reconhecidos, sendo que a edição 2017/2018 foi a primeira a avaliar as licenciaturas. Os Cursos Superiores de Tecnologia (CST's) não são avaliados pelo anuário.
 
Dos cursos avaliados, cinco receberam 4 estrelas:
 
Ciências Biológicas, bacharelado, campus Rio de Janeiro
Física, licenciatura, campus Volta Redonda
Fisioterapia, bacharelado, campus Realengo
Química, licenciatura, campus Duque de Caxias
Terapia Ocupacional, bacharelado, campus Realengo
 
Todos os cursos que receberam 4 estrelas, também são muito bem avaliados pelo MEC, todos com conceito 4 ou 5 (nota máxima), como é o caso do curso de Física, licenciatura, do campus Volta Redonda.
 
Para o diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão (DIEx), Marcos Freitag, os conceitos atribuídos pelos especialistas do Guia do Estudante expressam o reconhecimento da sociedade civil pela excelente qualidade dos processos formativos no ensino de graduação no IFRJ. Contudo, somente os conceitos atribuídos pelo governo, através do MEC com auxílio do INEP,  resultantes dos diferentes processos de avaliação (reconhecimento de curso, renovação de reconhecimento, ENADE e recredenciamento institucional) é que possuem valor legal. Freitag esclarece, ainda, que os especialistas que realizam as avaliações a pedido do Guia do Estudante, são professores de graduação em instituições públicas e privadas.
 
 
Recredenciamento com excelente conceito
 
Em 2015 o IFRJ passou pelo primeiro recredenciamento institucional, atividade que foi conduzida pela DIEx. Como resultado da avaliação para recredenciamento institucional, o IFRJ recebeu nota 4, em uma escala de 1 (mínimo) a 5 (máximo).
 
O recredenciamento institucional é uma avaliação periódica e obrigatória para todas as instituições de Educação Superior. A periodicidade depende do conceito recebido, o que no caso do IFRJ, como foi excelente, tem validade por 8 anos.
 

No recredenciamento a instituição é avaliada no seu todo (infraestrutura, conceitos dos cursos de graduação e de pós-graduação, corpo docente etc). Para Freitag, a instituição terá tempo suficiente até o próximo recredenciamento para investir nas áreas mais sensíveis como autoavaliação institucional (CPA), bibliotecas, acessibilidade, internacionalização (pesquisa e mobilidade receptiva), titulação e produção acadêmica, o que possibilitará atingir melhores conceitos nos cursos de graduação e de pós-graduação  e, consequentemente, conceito máximo na avaliação da instituição.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS