IFRJ e Prefeitura conversam sobre implantação dos campi Complexo do Alemão e Cidade de Deus

O IFRJ retomou as conversas com a Prefeitura do Rio para viabilizar a implantação dos campi Complexo do Alemão e Cidade de Deus, anunciados em 2011 na terceira fase da expansão da Rede Federal.

Uma reunião com a professora Talma Romero, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, nesta quinta-feira, 24, marcou um movimento de articulação com a nova gestão municipal para obter a doação de terrenos ou cessão de prédios necessários às novas unidades.

Participaram do encontro o reitor substituto, Miguel Terra, o diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão, Marcos Clivatti, e o professor Felipe José da Silva, responsável pela implantação dos novos campi na cidade do Rio de Janeiro, além de representantes de vereadores do município.

Terra disse que o Instituto tem feito tentativas de aproximação com o poder municipal desde antes da posse da atual administração, a partir de uma agenda que inclui parlamentares, secretários municipais e membros da sociedade civil. Ele destacou a necessidade de se garantir acesso à educação pública e gratuita em espaços como o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus.

“Um dos grandes objetivos do Instituto é atender essas comunidades e a gente conseguir que o Rio de Janeiro tenha cada vez mais pessoas qualificadas, prontas para o mercado de trabalho, sem esquecer da formação cidadã”, disse.

A chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Talma Romero
Talma Romero se comprometeu a levar o pleito do Instituto ao secretário municipal de Educação

Na conversa com Talma, Clivatti explicou as particularidades da educação profissional e tecnológica e a necessidade de parceria com os municípios, responsáveis por ceder os espaços para implantação dos campi da Rede Federal. Ele discutiu também a possibilidade de uso do Centro Municipal Calouste Gulbenkian para a criação de um campus voltado à área de artes.

Clivatti expôs ainda as dificuldades, desde 2011, para conseguir a cessão de prédios ou doação dos terrenos, que devem ter, segundo diretrizes do MEC, pelo menos 20 mil m² de área edificável para abrigar salas de aulas, laboratórios e espaços administrativos.

A chefe de gabinete ressaltou a importância da presença do Instituto Federal nas áreas mais socialmente sensíveis da cidade e se comprometeu a encaminhar o pleito do Instituto ao secretário municipal de Educação, César Benjamin.