Logo IFRJ

Equipe Jaguar participa de competição no Japão

Equipe Jaguar no Japão

A Equipe Jaguar de Robótica Aplicada do campus Volta Redonda participou, dos dias 27 a 31 de julho, da “RoboCup 2017”, evento que aconteceu na cidade de Nagoya, no Japão. A equipe foi composta pelos alunos do curso técnico em Automação Industrial Isabella Rocha, Pedro Carvalho e Wanessa Martins; e, também, pelo professor e coordenador do curso, Helton Sereno.

A RoboCup acontece todos os anos em países diferentes e integra diversos campeonatos. Em 2016, a Jaguar foi tetracampeã nacional da categoria On Stage (dança ou teatro de robôs), na Competição Brasileira de Robótica (CBR), que aconteceu em Recife, sendo assim classificada para a competição mundial no Japão.

A equipe competiu na On Stage e foi a única do Ensino Médio que representou o Brasil na categoria. A apresentação foi composta por quatro tipos de robôs: o cantor, que possuía uma cabeça de isopor e olhos feitos com matriz de led, além de sensores que identificavam objetos próximos; tambores com braços que faziam movimentos de batidas e giratórios; um coral, com vários bonequinhos um ao lado do outro fazendo movimentos intercalados, e um painel de led. Os robôs se comunicavam entre si através de Bluetooth. Os controladores usados foram NXT (modelo de controlador do kit Lego) e Arduíno (plataforma eletrônica de placa única). As alunas Wanessa e Isabella, que fizeram a apresentação, dançavam junto com os robôs.



A pontuação é dada nos critérios de mecânica, eletrônica, programação e interação. O time não se consagrou campeão, mas considerou a participação válida, levando em consideração o tempo de trabalho e a condição financeira. A aluna Isabella Rocha destacou que as outras equipes possuíam uma base melhor de trabalho. “A questão financeira ainda segura a gente. Nossos robôs são montados com peças que já temos ou então recicladas”, explicou.

Analisando os erros que a equipe cometeu e que pode corrigir para a próxima competição, a discente Isabella ponderou que precisam se planejar com mais antecedência: “Precisamos aperfeiçoar nosso trabalho com o máximo que pudermos fazer dentro das nossas limitações”, concluiu.

No fim da competição, a equipe Jaguar foi reconhecida como “Equipe mais amistosa”, pois ajudava as outras que precisavam de algum material ou equipamento.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS