Histórico

A criação de Programas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu foi uma iniciativa adotada por esta Pró-Reitoria (antiga DIPOG – Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa) para implantar a pesquisa e a pós-graduação na Instituição. Inicialmente, foram implantados quatro cursos de pós-graduação lato sensu de 2004 até 2008. Com isso, o docente passou a fazer parte de atividades tradicionalmente desenvolvidas em Instituições de Pesquisa, tais como o desenvolvimento de projetos de pesquisa envolvendo alunos da pós-graduação, participação de bancas de avaliação e a articulação das modalidades de ensino ofertadas pela instituição.

Em 2004, o curso de Especialização em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional (atual Curso de Gestão da Segurança de Alimentos e Qualidade Nutricional) foi o primeiro a ser ofertado, melhorando assim a qualificação de profissionais de ensino superior atuantes no Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos. Depois deste, foi criado em agosto de 2005 o curso de Especialização em Ensino de Ciências no Campus Rio de Janeiro, Maracanã. Em 2009, foi criado o Curso de Gestão Ambiental no Campus Nilópolis. Em 2010, dois cursos de pós-graduação foram aprovados: o curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, no Campus Volta Redonda, e a Especialização em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras, Campus São Gonçalo. Em 2011, foram criados os Cursos de especialização em Educação e Divulgação Científica no Campus Mesquita e os Cursos de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e o de Linguagens Artísticas, Cultura e Educação, no Campus Nilópolis.

Em 2008, a PROPPI deu início ao primeiro Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, com aprovação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela CAPES, localizado em Nilópolis, e em dezembro de 2013 passou a ter o conceito 4 pela CAPES. Em março de 2009, foi aprovado pela CAPES o Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, localizado no Campus Rio de Janeiro, Maracanã. Em 2013, teve início o Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências no Campus Nilópolis. Em 2014, teve início o primeiro processo seletivo para o Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, onde o IFRJ é uma instituição associada.

Atualmente, o IFRJ possui nove cursos de especialização Lato Sensu e quatro Programas de Stricto Sensu.  A partir deste histórico, a PROPPI pretende consolidar os cursos existentes, regulamentar a abertura de novos cursos e ampliar a oferta de cursos de Pós-graduação.