Programa Jovens Talentos para a Ciência

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o CNPq lançaram um novo programa de incentivo à iniciação científica Jovens Talentos para a Ciência. A iniciativa é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico. As inscrições vão até o dia 23 de março.
Os estudantes recém-ingressos do IFRJ serão inscritos pela instituição por meio de formulário eletrônico através do coordenador do programa, com anuência e participação da PROGRAD, dos Diretores de Ensino dos Campi e Coordenadores dos cursos de graduação do Instituto.
Os alunos serão selecionados mediante prova de conhecimentos gerais, a ser aplicada no dia 29 de abril de 2012. A nota do teste poderá ser utilizada ainda para futuras classificações no programa Ciência sem Fronteiras. Os aprovados receberão bolsa no valor de R$ 360,00 pelo período de 12 meses. As primeiras bolsas do Programa Jovens Talentos serão implementadas já no mês de agosto deste ano.
A PROPPI e a PROGRAD farão o acompanhamento das atividades dos estudantes selecionados mediante alocação destes em projetos do programa institucional de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT), com edital 2012 previsto para lançamento em 21/05, os projetos também terão inicio em Agosto deste ano.
Os alunos aprovados com bolsas do Programa Jovens Talentos para Ciência deverão ser indicados para os projetos de iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, no período de 17/07 a 01/08, conforme cronograma do edital PIBICT 2012.
Mais informações: http://www.capes.gov.br/jovens-talentos-para-a-ciencia ou por e-mail: propesq@ifrj.edu.br

Comunicado – consulta de local de prova Jovens Talentos para a Ciência (NOVO)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informa que a partir desta quinta-feira, 19 de abril, será disponibilizado no link http://jovenstalentos.capes.gov.br/bolsas/ a consulta dos locais de provas do programa Jovens Talentos para a Ciência.
A Capes informa, ainda, que os coordenadores do programa nas IES e os coordenadores de curso poderão consultar os locais onde cada estudante realizará a prova.
Os coordenadores deverão informar, assim, para o grupo de estudantes inscritos que os próprios poderão realizar a consulta em campo específico no sistema com o número do CPF.

Manual de consulta de local de prova (NOVO)

Orientação aos Participantes (NOVO)

Instruções Gerais