IFRJ em Ação completa um ano

Foi comemorado, no dia 26 de maio, o primeiro ano de existência do “IFRJ em Ação”, o projeto de artes marciais que ensina Jiu-Jitsu e Karatê no campus Duque de Caxias. Para a celebração, os alunos montaram um grande tatame na quadra do campus e uma mesa com comidas e bebidas para o lanche.

O evento, intitulado “Clínica de Jiu-Jitsu”, contou com a participação do árbitro de MMA (Mixed Martial Arts, ou em português, “Artes Marciais Mistas”) João Cláudio Soares, que falou sobre as regras, história e técnicas básicas da luta.

João Cláudio, faixa preta desde 1999, é instrutor de Jiu-Jitsu do também faixa preta professor Sergio Thode (um dos idealizadores do “IFRJ em Ação”). Já participou de outros eventos do projeto desenvolvido no campus e continua acompanhando as atividades através da comunicação pela internet. “A ideia é maravilhosa. As pessoas no campus estão até pedindo novos horários, novos dias...  Quero contribuir muito mais com o projeto dentro do meu cronograma, aparecendo pelo menos uma vez ao mês”, conta.

Além da celebração, os participantes do evento realizaram uma coleta de alimentos para doar à uma aluna surda do curso Manutenção e Suporte, e Informática (MSI), da modalidade EJA (Educação Jovens e Adultos), que está no primeiro período do curso e passa por dificuldades financeiras.

O projeto – Idealizado pelos docentes: Sergio Thode, da área Ambiental, que ensina o Jiu-Jitsu; Jupter Martins, professor de Artes, que ministra as aulas de Karatê; e Leandro Gouveia, professor de Educação Física, o “IFRJ em Ação” foi desenvolvido com o objetivo de estimular alunos, ex-alunos e servidores a praticarem outro esporte diferente do futebol, basquete e vôlei, que são geralmente oferecidos nas instituições de ensino.