Logo IFRJ

VI Encontro Pibid reúne projetos de licenciatura em Nilópolis

 

O IFRJ promoveu, no campus Nilópolis, no dia 02/06, o VI Encontro Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). O evento – que acontece anualmente e reúne trabalhos de licenciandos bolsistas – teve, neste ano, como tema central “Práticas Pedagógicas no Pibid e seus impactos na Educação Básica”. O Encontro Pibid é dedicado à troca de ideias, saberes e fazeres docentes, e conta com a presença de supervisores, coordenadores de área, professores e estudantes de licenciatura.

 

A mesa de abertura foi composta pelo reitor do IFRJ, professor Paulo Assis; pela diretora de Programas para o Desenvolvimento da Graduação, Janaína Soares, representando a pró-reitora de Graduação; pelo diretor-geral do IFRJ campus Nilópolis, Wallace Vallory; pela diretora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação do IFRJ, Fabiana Almeida; e pelo coordenador Institucional do PIBID-IFRJ, José Ricardo de Almeida.

 

O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas e com a abertura de uma apresentação cultural feita pelo professor de Física Dario Tavares, com voz e violão. Na parte da manhã, aconteceu o lançamento do livro eletrônico “Cadernos Prograd – PIBID”, uma apresentação cultural e a conferência com o tema central: “Práticas Pedagógicas no Pibid e seus impactos na Educação Básica”. Pela tarde ocorreu a feira de materiais didáticos e a apresentação das comunicações orais.

 

 

De acordo com o reitor Paulo Assis, através do Pibid, os licenciandos têm a oportunidade de vivenciar outros projetos, outras práticas pedagógicas e desenvolver a capacidade de "pensar fora da caixinha". "Todo nosso sistema educacional é montado em caixinhas, que são as disciplinas. E quando você trabalha com outras práticas pedagógicas, com projetos, você sai deste modelo que temos. Essa possibilidade eles têm aqui, o que acredito ser imensamente vantajoso para eles", afirmou.

 

Segundo o coordenador Institucional do Pibid-IFRJ, professor José Ricardo Ferreira de Almeida, o Encontro Pibid é fundamental, pois é onde conseguem reunir os licenciandos bolsistas e promover a troca de experiências sobre as pesquisas que estão sendo realizadas. Já o diretor-geral do campus Nilópolis, Wallace Vallory, citou a alegria de sediar o encontro e ratificou que o tema Pibid é de extrema importância para licenciandos do campus. "O Pibid faz funcionar o tripé educação-pesquisa-extensão. Estar em contato com a sala de aula faz toda diferença para os bolsistas", afirma.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS