Logo IFRJ

Reitor é recebido na Prefeitura de Belford Roxo

Encontro tratou do processo de implantação do campus no município

 

O reitor do IFRJ, Paulo Assis, esteve em reunião com o chefe de Gabinete da prefeitura de Belford Roxo, Flávio Vieira, na manhã desta sexta-feira (02/06). O objetivo do encontro foi debater sobre o processo de implantação do campus no município, a situação atual e projetos futuros, visando a consolidação, principalmente no sentido das edificações que serão realizadas.

Participaram também da reunião o diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão do IFRJ, Marcos Clivatti Freitag; o procurador-chefe do IFRJ, Anderson Oliveira Castellucio; e o diretor de Implantação do campus Belford Roxo, Fábio Soares.

 

Atuação em Belford Roxo desde 2014

O campus Belford Roxo iniciou as atividades na cidade, com oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), através do PRONATEC-FIC, no ano de 2014. Inicialmente as atividades letivas foram desenvolvidas na Casa da Cultura.
 

Em abril de 2016, foram implantados novos cursos do PRONATEC-FIC e também cursos próprios, na sede do CIEP Constantino Reis, cujas instalações foram cedidas parcial e provisoriamente para a instalação das atividades administrativas e letivas.
 
Ainda no ano de 2016 o IFRJ edificou o primeiro bloco de espaços administrativos e pedagógicos no terreno doado pelo município de Belford Roxo, para onde as atividades foram transferidas no segundo semestre do mesmo ano.

 

 
Infraestrutura e Recursos Humanos
 
A infraestrutura física do campus, em sua primeira etapa, contempla salas para atividades teóricas e práticas, sala de tutoria para Educação a Distância, biblioteca, salas administrativas e outras. Recentemente foi licitada e contratada uma empresa para a realização de obras complementares, como estação de tratamento de esgoto, cercamento, jardinagem e outras, sendo aguardado o alvará da Secretaria Municipal de Habitação autorizando a realização das mesmas.
 
No início de 2016 o campus Belford Roxo recebeu seus primeiros servidores (funcionários públicos federais concursados) técnicos administrativos e docentes. Atualmente outros servidores estão em processo de posse, o que totalizará um quadro com 25 (vinte e cinco) docentes e 12 (doze) técnicos administrativos, além da equipe de diretores e dos servidores terceirizados responsáveis pela vigilância, limpeza e manutenção. São mais de 40 (quarenta) profissionais atuando no município e contribuindo para o desenvolvimento local.
 
 
Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Em matéria de ensino, as principais atividades em desenvolvimento no campus Belford Roxo são:
- Curso Técnico em Secretaria Escolar, na modalidade Educação a Distância;
- Curso FIC de Empreendedorismo e Gestão de Negócios
- Curso FIC de Ecodesign de Acessórios de Moda
- Curso FIC de Desenvolvimento de Produtos Têxteis e de Moda
- Curso de Extensão em Educação on line
 
São oferecidos periodicamente Cursos de Extensão, como o curso "Feministas nas Trincheiras da Liberdade", encerrado na última semana, tendo contado com a ilustre participação da representante do Brasil no Alto Comissariado da ONU, junto ao Subcomitê para Prevenção da Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes, Srª Margarida Pressburger.
 
Para o primeiro semestre de 2018 serão ofertados diversos novos cursos, inclusive 02 (dois) novos cursos técnicos presenciais.
 
As atividades de pesquisa e extensão contam com importantes projetos desenvolvidos com apoio financeiro institucional, com destaque para:
- "Instituto da Terceira Idade" (extensão)
- "Observatório de Boas Práticas de Gestão da Produção na Indústria do Vestuário e da Moda" (extensão)
- "Gestão de Resíduos da Indústria Têxtil-Confeccionista: levantamento das atividades de reuso e reciclagem na região metropolitana do Rio de Janeiro" (pesquisa)
 
O campus tem ganho projeção nacional cada vez maior em decorrência das atividades desenvolvidas, especialmente, pelos resultados de pesquisas apresentados em eventos científicos, entrevistas concedidas por especialistas à mídia e palestras ministradas em diferentes instituições do país, como por exemplo, na Câmara dos Deputados. Também, há intensa participação de representantes de diversos segmentos da sociedade nas atividades do campus, como OAB, secretários municipais, 
 
 
Parcerias com o Governo Municipal
 
O campus Belford Roxo está planejando juntamente ao governo municipal importantes atividades para grupos específicos, a exemplo:
- Chá com Cultura e Arte, itinerante, nos CRAS;
- Ciclo de Palestras sobre Finanças Pessoais, a ser realizado nos CRAS;
- Curso Básico de Libras, para servidores da SEMASC;
- Curso de Informática para a Terceira Idade, para a população atendida pela SEMASC;
- Curso de Informática para Jovens, para população atendida nos CREAS;
- Convênio para Estágio dos Estudantes do IFRJ na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (aguardando parecer da Procuradoria Municipal).

 

 
Futuro
 
Para o biênio 2017/2018 o campus Belford Roxo tem uma série de ações planejadas, dentre elas:
- realização das obras complementares do primeira etapa da edificação (aguardando Alvará a ser concedido pelo Secretario Municipal de Habitação);
- construção do prédio principal, com capacidade para 1.500 usuários, entre servidores e alunos (aguardando liberação de recursos financeiros);
- abertura de Cursos Técnicos, em Nível Médio, modalidade presencial e a distância;
- abertura de Cursos de Pós-Graduação lato sensu, modalidade presencial e a distância;
- criação de programas e serviços técnicos especializados de apoio aos pequenos e microempresários do município, sobretudo no segmento de Economia Criativa.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS