Campus realiza oficina de materiais para alunos com deficiência visual

O campus Duque de Caxias realizou, nos dias 17 e 18 de maio, uma oficina intitulada "Produção de materiais didáticos na área de Química para alunos cegos ou com baixa visão". Essa proposta está vinculada ao projeto "Desenvolvimento de material didático na área de química para pessoas com deficiência visual", que vem sendo desenvolvido no campus em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), uma tradicional instituição de ensino para deficientes visuais localizada no bairro da Urca, no Rio de Janeiro.

O projeto permitiu aos participantes - professores e alunos da Licenciatura em Química do campus - uma reflexão sobre a realidade dos discentes com deficiência visual nas instituições de ensino e o desenvolvimento de estratégias para uma educação inclusiva nas práticas escolares desses alunos.

A organização do evento foi feita pelas professoras de Química Geral e Ensino de Química, Vanessa Nogueira e Ana Paula Estevão; pelas alunas de Licenciatura em Química, Thamires Cid e Larissa Souza; pela ex-aluna também de Licenciatura em Química, Anne Rocha; e pelo professor de Química para alunos cegos e de baixa visão do Instituto Benjamin Constant, Aires da Conceição.

em torno de dez alunos sentados em uma mesa confeccionando materiais para alunos com deficiência material

A oficina possibilitou a confecção de utensílios didáticos para alunos com deficiência visual e a análise de como o uso desse material diversificado contribui no processo de aprendizagem da Química.

Aires, que ministrou a oficina, revelou mais sobre algumas particularidades do projeto. “A parte textual do material didático foi adaptada no IBC com fontes e contrastes adequados para alunos com baixa visão e, em seguida, o texto foi transcrito para o sistema Braille. As figuras ou gráficos no material foram texturizados em relevo, a fim de que os alunos percebam os diferentes detalhes do trabalho, e reproduzidos em películas de policloreto de vinila (PVC) numa máquina chamada Thermoform”, explicou.