Acordos de Cooperação Técnica

Visando ampliar a relação do IFRJ com empresas tecnológicas foram firmados os seguintes acordos de cooperação técnica:

1. IFRJ e UFRJ: promover o desenvolvimento de metodologias, para a gestão da inovação, transferidas da COPPE para o IFRJ por meio do Projeto IDEA

2. IFRJ e INPI: promover oficinas de disseminação da cultura inovadora, além de prospecção de projetos de pesquisa com potencial de inovação.

3. IFRJ e EMBRAPA: convênio firmado na atuação no curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

4. IFRJ e IDOR: o convênio tem por objetivo o intercâmbio entre discentes, docentes e técnicos-administrativos, e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão.

5. IFRJ e VALE MAIS: o convênio visa estabelecer parcerias que possibilitem e fomentem o intercâmbio e o desenvolvimento tecnológico de forma cooperativa e compartilhada por meio de pesquisas e investigações tecnológicas aplicadas e cursos.

6. SENAI-RJ: o convênio tem como objetivo estabelecer ampla cooperação entre as partes para o desenvolvimento de inovações e o fortalecimento dos projetos do Programa de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de alimentos do IFRJ.

7. IFRJ e NORTEC Química: convênio no âmbito do Edital 17/2014 do CNPq onde o IFRJ e a NORTEC química se comprometem a fomentar o intercâmbio e o desenvolvimento tecnológico de forma cooperativa e compartilhada por meio de pesquisas e investigações tecnológicas na área de farmoquímica.

8. IFRJ e FIOCRUZ: convênio firmado para viabilizar o desenvolvimento de pesquisa básica utilizando a infraestrutura da FIOCRUZ na pesquisa e análise de rotas metabólicas por pesquisadores do IFRJ.

9. Há ainda alguns vários projetos de pesquisa que se desenvolvem de maneira multi-institucional, em geral em parcerias com universidades federais e estaduais e/ou centros de pesquisa sediados no Rio de Janeiro, como UNIRIO, INCA, CETEM/Petrobras, entre outros. Destacam-se três convênios internacionais firmados por pesquisadores, a saber: Instituto Max Planck (Alemanha); Cancer Center & Research Institute (Estados Unidos); Universidade de Lisboa (Portugal).