Edital de Mobilidade Estudantil para Portugal para alunos da Graduação

Logo do IFRJ

A Assessoria de Relações Internacionais torna público o Edital de Mobilidade Estudantil para Portugal, que visa selecionar estudantes para aprimoramento da formação acadêmica nos cursos de graduação (Licenciaturas) dos Institutos Politécnicos de Bragança (IPB), Coimbra (IPC) e Cávado e Ave (IPCA), durante o período de setembro de 2017 a fevereiro de 2018, com e sem auxílio financeiro.

Poderão se inscrever alunos de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Farmácia, Fisioterapia, Produção Cultural e Jogos Digitais. É necessário que os discentes tenham integralizado entre 40% e 70% de sua matriz curricular; estejam cursando do 4º ao penúltimo período; tenham Coeficiente de Rendimento (CR) maior que 7,0 de acordo com Histórico Negativo do IFRJ, onde deverão constar, para o cálculo do CR, todas as disciplinas cursadas pelo aluno, inclusive suas reprovações e disciplinas abandonadas; não tenham nenhum processo disciplinar instaurado; tenham idade mínima de 18 anos; não tenham participado do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) ou de qualquer outra oportunidade de intercâmbio; apresentem carta do responsável comprometendo-se a custear sua permanência em Portugal.

Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente por meio do formulário online, disponível neste link. Mais informações podem ser obtidas por meio do Edital.

O Termo de Cooperação Internacional assinado entre o IFRJ e os Institutos Politécnicos de Bragança (IPB), Coimbra (IPC) e Cávado e Ave (IPCA) tem o intuito de desenvolver relações de cooperação internacional, com base no estabelecimento de contatos e entendimentos mútuos, enfatizando desenvolver intercâmbio acadêmico e cultural nas formas de ensino, extensão, pesquisa e transferência de tecnologia. O referido Termo estabelece, como uma das atividades elencáveis, o intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação.