HISTÓRICO DA INOVAÇÃO NO IFRJ

O início de ações para a implantação da política inovadora no IFRJ deu-se em Outubro de 2007 com a criação da Coordenação de Inovação Tecnológica, atrelada a então Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis e contava apenas com uma pessoa, em regime parcial de dedicação. O primeiro passo tomado foi a capacitação desse profissional em relação à temática Inovação.

Em paralelo, foi iniciada a construção do arcabouço documental que dá subsídios ao funcionamento do Núcleo de inovação Tecnológica do IFRJ (NIT/IFRJ), como esfera gestora do bem imaterial produzido internamente.

Na intenção de implantar a cultura inovadora e da proteção de PI, a partir de agosto de 2008, a disciplina de Inovação Tecnológica começou a ser oferecida na graduação de Tecnologia em Química de Produtos Naturais, no Campus Nilópolis, em caráter opcional. No primeiro semestre de 2010 a disciplina foi incorporada como obrigatória na matriz curricular desse curso. Em agosto de 2010 a disciplina foi oferecida, em caráter opcional para os cursos de Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no campus Realengo, na intenção de se disseminar a cultura inovadora.

Ainda em 2008 foi promovido o I Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação (ITE).  O Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação é um evento constituído de ações propositivas voltadas para a disseminação da cultura de inovação e para a discussão sobre a política institucional de proteção à propriedade intelectual (PI) e formas de transferência de tecnologia.

A primeira edição do Fórum ITE foi realizada no Campus Nilópolis, Região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, no ano de 2008. O evento ocorreu em dois dias e reuniu cerca de 300 pessoas, recebendo, inclusive, alunos, professores e gestores das escolas estaduais inseridas no Município. Durante o Fórum foi realizado a I Feira de Estágio do IFRJ da qual participaram o SEBRAE regional e os representantes das empresas inscritas na Feira. Além disso, foram realizadas mesas redondas que discutiram temas relacionados à inovação tecnológica.

A segunda edição do Fórum ITE ocorreu em 2010, no Campus Rio de Janeiro contou com a presença de 700 participantes onde diferentes autoridades tais como o Presidente do CNPq a época, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de representantes de empresas destacadas no cenário nacional, como a Petrobrás e a Embrapa. Discussões foram realizadas em torno do tema da inovação tecnológica, abordando aspectos da Prospecção da Pesquisa no IFRJ, da Propriedade Intelectual, da Transferência de Tecnologias, dentre outras, voltadas para a disseminação da cultura de inovação como estímulo e apoio ao desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas na instituição, focando, preferencialmente, os arranjos produtivos locais (APLs).

A terceira edição do Fórum ITE ocorreu em 2012, no Campus Nilópolis, e contou com 670 participantes entre alunos, docentes e técnicos administrativos. Nesta edição estiveram presentes nas mesas-redondas o Presidente da FAPERJ à época, além do Secretário de Inclusão Social do MCTI dentre outras autoridades.