Núcleos de Inclusão

Coordenação Geral de Diversidade - CoGED

Cabe à Coordenação Geral de Gênero e Diversidades gerir as ações referentes aos programas e projetos que contribuam para a criação de um ambiente escolar que promova o respeito às diferenças existentes entre as pessoas, tanto quanto à raça-etnia, o gênero, a diversidade sexual e também da inclusão (com qualidade) no ambiente escolar das pessoas com deficiência.

Ações afirmativas e inclusivas desenvolvidas nos núcleos vinculados à CoGED:

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE

O NAPNE tem como missão pesquisar, produzir e difundir conhecimentos, saberes e fazeres que contribuam para a promoção da inclusão das pessoas com deficiência nas instalações, cursos, e propostas de pesquisa e extensão dos campi.

Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas - NEABI

O NEABI deve sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, saberes e fazeres que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e outras formas de discriminações;

Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade - NUGEDS

Os servidores que compõem o NUGEDS em cada campi são os responsáveis por fomentarem a reflexão, a pesquisa e as atividades de extensão que visem a superar as desigualdades resultantes do gênero e da orientação sexual no ambiente institucional.

Principais ações e atividades vinculadas à CoGED:

=> Em nível sistêmico (PROEX/Reitoria)

• Elaboração de programa de atividades das Semanas de Extensão do IFRJ.
  • Articulação dos intérpretes de Libras, visando a elaboração de atividades coordenadas e planejamento conjunto de ações locais.
  • Montagem e apoio em cursos de extensão de Introdução à Libras.
  • Coordenação das ações do Grupo de Trabalho de Acessibilidade, no âmbito do IFRJ.
  • Elaboração do programa do I Seminário Nacional Inclusão e Mercado de Trabalho, em parceria com a SECADI/MEC.

=>Em nível local (nos Campi do IFRJ)

• Instalação e apoio na dinâmica de reflexão dos NUGEDS nos Campi: Rio de Janeiro, Resende, Volta Redonda e Paracambi.
  • Apoio à realização do IV FLIDAM –Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti: Campus São João de Meriti.
  • Fomento aos Seminários realizados pelos NEABIs nos Campi: Nilópolis, Duque de Caxias e Paracambi.

Contato: coged@ifrj.edu.br