Centro de Pesquisa Avícolas recebe visita de estudantes do curso de Medicina Veterinária

O Centro de Pesquisa Avícola (CPA) do campus Pinheiral recebeu estudantes do curso superior de Medicina Veterinária da Fundação Educacional D. André Arcoverde (FAA) no dia 23 de maio. Na data, o professor de Avicultura, Marcos Fábio Lima, ministrou a palestra “Atualidades na Avicultura”. A programação contou, também, com uma atividade prática de necropsia.

O professor Marcos Fábio, responsável pelo setor, destacou que o CPA é referência no estado do Rio de Janeiro, por isso, tem atraído estudantes e pesquisadores do Brasil e do mundo. “O galpão é moderno, climatizado e tem como diferencial, desenvolver atividades de ensino, pesquisa e produção”. Marcos acrescentou, ainda, que os laboratórios das instituições de ensino, em geral, se dedicam apenas à pesquisa.

O responsável pelo setor também destacou que o Centro tem recebido visitas de estudantes de instituições privadas e públicas. “Já recebemos a visita de estudantes, por exemplo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. Assim como, recebemos estudantes em intercâmbio da França e da Bolívia”, disse.

Além disso, Marcos enfatizou que a agenda de experimentos do setor tem sido de, em média, cinco trabalhos anuais com pesquisadores nacionais e internacionais. “Inclusive com trabalhos publicados em revistas científicas”, explicou.

A visita foi organizada pelas estudantes da FAA e pelas estagiárias da área, Patrícia Fernanda de Paula e Mayara Pesciotta. O professor Marcos Fábio ressaltou que o setor, a partir do mês de maio, será gerido e mantido por estagiários externos e internos, sem o apoio de um funcionário terceirizado e supervisionado por ele.